logo RCN

Olha o São João aí gente!!!

O São João pode ser considerado uma das maiores e mais divertidas festas culturais do Brasil.

O São João pode ser considerado uma das maiores e mais divertidas festas culturais do Brasil. Comemorada no mês de junho, no dia 24, a festança junina movimenta as escolas, lojas, supermercados, enfim o comércio em geral entra no clima. As escolas realizam as tradicionais festinhas de São João, saudosas para nós que já saímos do colegial (que saudade!). Quadrilhas, gincanas, o casamento caipira, desfile do mais jeca, o indispensável quentão para aquecer os dias frios desta época, (se bem que eles estão quentes ultimamente), a pipoca, pé de moleque, tudo isso não pode faltar numa típica festa junina.

A nós reporteres e jornalistas, a cobertura deste evento remete-nos ao tempo em que ensaiávamos durante dias as quadrilhas e esperávamos entusiasmados pela realização da festança.

Ah, não podemos esquecer da fogueira, que em algumas festas era feita na quadra de futebol do colégio Pe Antônio, o que era muito divertido.

As caracterizações, a vestimenta de caipira, é o que as crianças mais gostam, elas vestem-se com roupas tipicamente ligadas a data. Os meninos desenham bigodes e barbas, as meninas desenham as maçãs com bolinhas na bochecha, vale tudo para chamar a atenção, inclusive pintar os dentes como se não existissem. O São João é realmente a festa popular mais animada.

Assim como em outras festas comemorativas, esta é para levantar o astral, mas com um diferencial, gente de toda a idade participa como se fosse criança. A alegria desta festa é maior do que o temor de fazer papel de bobo com a caracterização. Todo mundo é igual e São João mostra que isso é verdade, expondo nossa "alma caipira". Em cada pessoa, há um ser interior que espera ansioso por esta data, a fim de poder despertar para o mundo dos arraiás.

A festa junina é uma das únicas festas que reúne os brasileiros como deveriam estar sempre unidos, com alegria, igualdade, divertindo-se e esperando desde então as próximas comemorações. E que comece o arraial!

Anterior

O sonho do Hexa acabou.

Próximo

O reconhecimento da imprensa local

Deixe seu comentário