Que venha chuva!
Cada nuvem no céu, é uma expectativa de chuva para os moradores da Região dos Lagos que sofrem com a estiagem desde o ano passado. Os baixos volumes de chuva, tem causado prejuízos principalmente para quem vive da agricultura e pecuária e para quem reside no interior dos municípios.
As administrações municipais em parceria com Epagri, cooperativas e demais órgãos municipais já contabilizam os prejuízos e decretaram situação de emergência devido à estiagem.
Com esses decretos é possível receber ajuda tanto do governo estadual, quanto do governo federal e os agricultores terem acesso a programas específicos dos governos.
As previsões de chuva estão dando lugar as altas temperaturas, chegando a casa dos 32º, 35º na região e no Oeste catarinense, um dos mais castigados, as temperaturas estão na casa dos 40º e segundo as previsões, as altas temperaturas devem continuar pelos próximos dias e as chuvas continuam sem muitas precipitações.
Diante desse cenário vem a pergunta: De quem é a culpa do clima estar assim? Acreditamos e estamos quase certos, que os culpas somos nós, seres humanos que durante décadas vem destruindo o meio ambiente e causando essas variações climáticas, onde numa ponta do país as chuvas causam estragos e em outra ponta a falta dela também causa estragos. Devemos repensar nossas atitudes, para que futuramente exista vida em abundância aqui na terra.
Mas enquanto a chuva não vem, cada um deve fazer a sua parte e economizar, afinal, ainda ao abrir a torneira temos o líquido precioso escorrendo, mas se não soubermos utilizar com responsabilidade, daqui a pouco pode faltar, e como faremos?
Deixe seu comentário