logo RCN

Sonhos e vidas destruídos por culpados. Ou não?

Na última semana, dois acontecimentos chocaram o Brasil e o mundo. A cidade de Mariana em Minhas Gerais, mais precisamente o Distrito de Bento Rodrigues ficou praticamente coberto de lama, por conta do rompimento de duas barragens da empresa Samarco.
Considerado o maior desastre ambiental provocado pela indústria da mineração brasileira, os cerca de sessenta bilhões de litros de rejeitos de mineração de ferro foram despejados ao longo de mais de 500 km na bacia do rio Doce.
Junto a lama foram embora os esforços de centenas de famílias que viram suas casas, carros e tudo que adquiriram ao longo da vida ir se misturando e sendo engolidos pela água barrenta. Pior ainda foram aqueles que além de perder os bens materiais também estão sofrendo a dor de perder entes queridos.
A agressividade provocada ao meio ambiente poderá ser revertida somente quando nenhum dos seres humanos existentes atualmente na terra estiverem por aqui, isso porque segundo ecólogos para que o solo volte a ser produtivo levarão centenas de anos, isso se houver cuidado e planejamento para reativá-lo. Falta de planejamento e de qualidade na estrutura da barragem? Quem são os culpados?
Enquanto aqui no Brasil o choro é em forma de lama, na França, na capital Paris, o sangue espalhado pela violência de terroristas assola e assusta o mundo.
Centenas de inocentes foram mortos apenas por residirem ou estarem em território alvo do Estado Islâmico.
Setenta anos após o fim da segunda guerra mundial, atentados e conflitos, não somente contra a França, mas os que já estão firmados em outros países, voltam a amedrontar as pessoas. Seriam esses os indícios, e porque não, os motivos para encadear a terceira Guerra Mundial?
Para quem nunca presenciou uma guerra, este termo pode ser novo, mas os resultados de um conflito nessa proporção são devastadores e capazes de deixar cicatrizes das mais diversas naturezas.
Percebe-se que os brasileiros estão comovidos por esses dois fatos, com razão. Afinal, ter compaixão daqueles que estão sofrendo é um gesto sublime, e mais que isso o importante é colaborar na melhoria dessas situações, cada um da forma como pode, vale a boa intenção.

 

Anterior

É preciso falar sobre câncer e todos devem tomar os devidos cuidados

Próximo

Iniciativas que fazem a diferença para melhor

Deixe seu comentário