logo RCN

Viva as emancipações!

  O ano era 1961, a Lei nº 730 do dia 17 de junho daquele ano e o governador que assinou a emancipação era Celso Ramos. Ali, o prefeito de Lages, Vidal Ramos Junior, desligava a Colônia Hercílio Luz das posses de Lages e em 4 de dezembro daquele mesmo ano ocorria a instalação oficial do município e em um ato de homenagem a bravura da mulher guerreira Anita Garibaldi, criou - se aquela que se tornaria a Cidade dos Lagos e que acolheria muitas famílias, muitas histórias e conquistas.
 

No mesmo dia 17 de julho de 1961, sob a Lei nº 731, cria - se o município de Campo Belo do Sul e sua instalação acontece no dia 3 de dezembro daquele ano. "Freguesia de Nossa Senhora do Patrocínio de Baguáes" foi criada em 10 de maio de 1856, por lei provincial nº 420, que institui a Freguesia. Sendo está a verdadeira data de aniversário da cidade, que é mais antiga do que imaginava-se, porém a data que soma e conta é a data de emancipação, sendo então Anita Garibaldi e Campo Belo do Sul cidades irmãs que tiveram suas liberdades de Lages decretadas em julho de 1961.

  De lá para cá já se passaram 56 anos e destes, de muitas conquistas... Muitos foram os administradores, muitos foram aqueles que arregaçaram as mangas e, principalmente lá no início, onde nada se existia de concreto e apenas migalhas da cidade sede de Lages foram doadas aos dois novos municípios pertencentes aquela que se tornaria a Região dos Lagos. Esses merecem os aplausos de pé por terem tido a coragem de enfrentar o desconhecido, e dar vida as cidades escolhidas para viverem.

  Parabenizamos, também, a querida Esmeralda, terra de José Mendes que também partilhou das comemorações de seu aniversário de 54 anos com todo o povo esmeraldense e da região. Ali, nos Campos de Cima da Serra, a história se concretizou e hoje é conhecida internacionalmente como o Berço do Tiro de Laço.

  A revolução e evolução fizeram e fazem parte da rotina diária desses municípios, o que antes eram pequenas cidades em um canto do Brasil esquecido, hoje ganharam forças e se mostram fortes, revigorantes e cheias de garra para lutar cada dia mais por ideais coletivos. Cada cidadão fazendo a sua parte e tendo administradores preocupados e interessados apenas em beneficiar a todos, com certeza a Região dos Lagos se tornará, um dia, referência de qualidade de vida, crescimento e povo feliz. 

Anterior

Mais um ano se encerra com grandes espetáculos

Próximo

Sonhos se concretizando e alegria estampada no rosto da população

Deixe seu comentário