Você tem deveres, mas tem muitos direitos também
Desde que você nasce começa a pagar impostos, as vezes não diretamente, mas a fralda, o leite, os brinquedos, o remédio que seus pais compraram e pagaram vinham embutidos impostos que vão para os municípios, estados e para o país. Esses impostos devem ser utilizados em benefício para a população, como ter bons acessos à educação, saúde, moradia e as atenções básicas para se ter uma vida digna e com qualidade.
No Brasil, país de 3º mundo, são muitas as pessoas que não têm acesso facilitado às atenções básicas e vivem à mercê da sociedade. Viver em grandes centros nem sempre é sinônimo de que a vida será fácil, porém nas pequenas cidades os problemas muitas vezes tomam proporções não favoráveis, tanto para quem reside nos municípios, como para quem tem o dever de dar condições dignas de vida para as pessoas.
Os problemas, na sua grande maioria, são gerados não de um dia para a noite, mas sim, se tornam heranças de antepassados que por algum motivo não souberam conduzir as situações e, na grande maioria das vezes, quem acaba pagando são as populações.
Administrar um município, seja ele de 3, 8, 50, 100 ou 200 mil habitantes requer as mesmas obrigações de seus administradores, porém em números e proporções diferenciadas, mas os deveres são os mesmos e para conseguir realizar um trabalho digno de um administrador, alguns pontos devem ser levados em consideração, exemplificando a situação de Anita Garibaldi comparada ao município vizinho de Esmeralda.
São dois municípios relativamente pequenos, porém com grandes diferenças de administração e bom aproveitamento dos recursos públicos. As heranças são herdadas, tanto as boas como as ruins, cabe a cada um avaliar, se desdobrar e dar um segmento correto para cada uma.
Elaborar bons projetos, buscar recursos, conversar com a comunidade, apresentar os problemas e buscar as soluções são algumas das tarefas daquele que foi escolhido pelo povo para bem o representar. Com problemas ou não, cabe a cada um desempenhar o seu papel da melhor maneira possível, buscando levar às pessoas, que são o objetivo de cada administrador, qualidade de vida e dias de felicidade, afinal, os impostos são recolhidos e cada cidadão tem deveres, porém seus direitos devem ser respeitados com dignidade.
Deixe seu comentário