logo RCN

Campanha contra o bullying em Pinhal da Serra

Durante os meses de abril, maio e junho, os estudantes da E.M.E.B. Professor Tadeu Silveira, de Pinhal da Serra, desenvolveram a campanha de combate ao bullying: "Combater o Bullying é Nosso Dever", realizando atividades e propagando ideias de conscientização a respeito do assunto.

A campanha foi idealizada pela professora Fabiane Pereira, que ministra as disciplinas de Língua Portuguesa e de Leitura, Literatura e Redação. Durante as aulas, os alunos assistiram a vídeos, leram e produziram textos envolvendo a temática do bullying e apresentaram trabalhos para os colegas. Deste modo, os alunos puderam compreender o conceito de bullying, os principais tipos, as causas e consequências.

Em relação ao desenvolvimento da campanha, a professora explica: "Optamos pelo trabalho com diferentes gêneros textuais. Os alunos do 6º ano produziram cartazes; os do 7º ano fizeram panfletos; e os alunos do 8º ano (A e B) escreveram relatos pessoais reais e fictícios. Além disso, realizaram apresentações aos colegas das outras turmas, inclusive para os do Ensino Fundamental I". Foi um projeto com resultados incríveis. Pela leitura e escrita gerou-se a reflexão sobre o tema".

A professora afirma, ainda, que: "A campanha teve como principal objetivo transmitir a mensagem de combate ao bullying, problema que afeta milhares de crianças e adolescentes, principalmente no ambiente escolar. Os alunos refletiram sobre o tema e atuaram, por meio das atividades, na prevenção e combate a essa prática".

O bullying se caracteriza por ações repetitivas de violência física e/ou psicológica, praticadas por um ou mais agressores contra a(s) vítima(s), causando sofrimento, medo, tristeza e insegurança. A profissional conclui: "Para amenizar a incidência do bullying entre nossos alunos é essencial promover o diálogo sobre o assunto, bem como ações de prevenção e conscientização".


Clube Recreativo União Catarinense comemorou 80 anos de fundação em Abdon Batista Anterior

Clube Recreativo União Catarinense comemorou 80 anos de fundação em Abdon Batista

Próximo

Campanha contra o bullying em Pinhal da Serra

Deixe seu comentário