logo RCN

Agricultores de casa nova

34 moradias foram concluídas em Anita Garibaldi através do Programa Nacional de Habitação Rural

 O Sintraf concluiu na quarta-feira (10) a entrega de 34 casas em Anita Garibaldi, através do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), juntamente com o repasse de mudas de árvores frutíferas e flores aos beneficiários, além de palestras relacionadas a Agricultura Familiar, que constituem o último módulo de capacitação incluso no Programa.

Dois grupos de 17 famílias, que ao todo somam as 34, estão com suas casas concluídas.
O aposentado Argeu Maia e esposa, moradores da comunidade de Santa Terezinha são um dos beneficiários, que definiram o Programa como a oportunidade de realizar um sonho. "Há anos estamos casados e nunca tivemos condições de ter uma casa nova. Se não fosse esse recurso não iríamos conseguir fazer essa construção", falou emocionado o agricultor.
O casal Alexandre Correia e Gabriela Pagno também estão de moradia nova. Eles estão há seis anos casados e com o benefício do PNHR deixaram de pagar aluguel no centro urbano da cidade para ter a casa própria no campo. "Essa ajuda facilitou nossas vidas", disse o casal.
De acordo com o coordenador do PNHR nos municípios de Celso Ramos, Anita Garibaldi, Abdon Batista e Cerro Negro, Fernando Oliveira, cada família recebeu o recurso de R$25.000,00 para a construção da casa. Deste valor, apenas 4% terá que ser devolvido. "Ao todo serão quatro parcelas anuais de R$ 250,00. Pode se considerar uma devolução simbólica", explicou Fernando.
Em Anita Garibaldi, a entidade organizadora é o Sintraf - Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar de Anita Garibaldi e Região, tendo como agente financeiro responsável a Caixa Econômica Federal. Outras entidades participam do processo como Cooperhaf - Cooperativa de Habitação dos Agricultores Familiares, que organiza os sindicatos e faz a relação com a Caixa Econômica Federal. 
Os agricultores Onadir e Marta Dutra, da Cachoerinha I, nomearam o papel sindicalista como essencial. "O Sindicato nos da todas as orientações para o andamento do Programa. Dedicamos também a eles também o nosso agradecimento", comentaram.
Para o presidente do Sintraf, Paulo Pinheiro, trabalhar com políticas oriundas do Governo Federal, como o PNHR é ajudar no desenvolvimento da Região e em cada município em suas particularidades. "Com isso valorizamos a Agricultura Familiar, que é o nosso grande objetivo", comentou Paulo, que disse ser este um Programa de excelência em contexto, pois além das moradias os agricultores são capacitados para o bem-estar no cotidiano da vida rural. "A alegria do sonho realizado para eles é compartilhada pelo Sintraf".
 
Noite de degustações  em Esmeralda Anterior

Noite de degustações em Esmeralda

Próximo

Acidente na SC ? 390

Deixe seu comentário