logo RCN

BAESA comemora o sucesso da 6ª Semana de Sustentabilidade

O evento é promovido anualmente pela BAESA e tem por objetivo valorizar e difundir o tema na região

 A inauguração de obras importantes para a região, o lançamento do Relatório de Sustentabilidade 2011/2012, a solenidade de premiação do Programa de Conservação da APP (Área de Preservação Permanente) e a realização de diversas ações ambientais, como plantio de mudas e capacitação sobre educação ambiental, foram as principais atividades desenvolvidas pela BAESA durante a 6ª Semana de Sustentabilidade, realizada de 17 a 19 de setembro em vários municípios do entorno da Usina Hidrelétrica Barra Grande. 

O evento é promovido anualmente pela BAESA e tem por objetivo valorizar e difundir o tema na região. Coordenada pelo Diretor de Sustentabilidade e de Relações Institucionais, Juliano Natal, a 6ª Semana de Sustentabilidade superou as expectativas dos organizadores e alcançou grande sucesso, tanto pela participação da comunidade quanto pela importância das ações realizadas. Exemplo disso foi a inauguração de dois empreendimentos rurais apoiados pela BAESA na cidade de Cerro Negro: a Casa de Extração de Mel, na Comunidade Raithz, e a Agroindústria de Sucos e Geleias, na Comunidade do Sagrado. “É sempre gratificante contribuir para a concretização de projetos de geração de renda, que são fundamentais para as famílias rurais”, ressaltou Juliano Natal. 
Outro evento relevante foi a formalização do repasse financeiro da BAESA para a construção da Casa de Extração de Mel em Capão Alto, beneficiando trinta associados da Apromel (Associação de Produtores de Mel) do município. O objetivo é proporcionar um local adequado para fomentar a atividade econômica, de modo a aumentar a renda familiar dos apicultores. Além da BAESA, o empreendimento conta com o apoio da Prefeitura Municipal, Banco do Brasil, Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina), Amures (Associação dos Municípios da Região Serrana) e Cisama (Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico e Meio Ambiente).
 
Publicações destacam a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente
 
A 6ª Semana de Sustentabilidade também foi marcada pelo lançamento de publicações que abordam o tema. Uma delas foi o livro “Planeta Energia: educação e conscientização”, apresentado por uma de suas autoras, Magna Regina Tessaro Barp. A obra ressalta a necessidade de preservar o meio ambiente para assegurar a vida no planeta e como as pessoas podem colaborar para vencer esse desafio. Elaborado de forma bem didática e com linguagem acessível, o livro é destinado a alunos do ensino fundamental e deverá ser distribuído pela BAESA no início do ano letivo de 2014 em escolas da região. 
A outra publicação é o Relatório de Sustentabilidade da BAESA 2011/2012, lançado pelos Diretores Carlos Alberto Bezerra de Miranda e Juliano Natal em evento especial, realizado na Escola Padre Antonio Vieira, na cidade de Anita Garibaldi. Na oportunidade, eles enfatizaram a importância de elaborar um documento que permite mostrar as ações e os projetos realizados pela empresa nos anos de 2011 e 2012. “É a prestação de contas do nosso trabalho, que queremos compartilhar com a comunidade, acionistas, imprensa e outros públicos com os quais a BAESA se relaciona”, explicou Juliano Natal. 
Em sessenta páginas, o Relatório prioriza os três pilares da sustentabilidade: social, ambiental e econômico, contendo dados e informações sobre projetos desenvolvidos pela empresa nessas três áreas. Destaque para o capítulo “Compromisso com a melhoria contínua”, em que são mencionadas práticas que podem ser adotadas para aprimorar o trabalho. Sobre esse assunto especificamente, o Diretor Superintendente da BAESA, Carlos Alberto Bezerra de Miranda, foi taxativo. “Todos nós precisamos ser sustentáveis. E não apenas a BAESA, mas também os municípios da região”, alertou. “A gestão municipal precisa se tornar sustentável para que possa cumprir bem sua função de oferecer serviços de qualidade para a população. Isso também é sustentabilidade”, complementou.
Programa de Conservação da APP premia famílias rurais Anterior

Programa de Conservação da APP premia famílias rurais

Mais de 20 mil pessoas foram atingidas pela chuva em Santa Catarina Próximo

Mais de 20 mil pessoas foram atingidas pela chuva em Santa Catarina

Deixe seu comentário