logo RCN

BAESA e ENERCAN premiam agricultores que protegem o meio ambiente

A sétima edição do Programa de Conservação da APP (Área de Preservação Permanente) da BAESA e da ENERCAN repassou um montante de R$ 51 mil a moradores lindeiros aos reservatórios das Usinas Hidrelétricas Barra Grande e Campos Novos que adotaram as ações mais efetivas em defesa do meio ambiente. Ao todo, 24 famílias rurais foram premiadas em cerimônia realizada na última sexta-feira, dia 28 de setembro, em Anita Garibaldi (ver lista ao lado).

Criado com o objetivo de reconhecer e valorizar os moradores lindeiros que adotam boas práticas de preservação do meio ambiente, o Programa de Conservação da APP quer fortalecer a conscientização ambiental e premiar os agricultores que efetivamente ajudam a proteger a mata ciliar e, assim, contribuem para a manutenção da biodiversidade.

A avaliação dos participantes é feita por uma comissão julgadora que visita pessoalmente as propriedades e avalia ações que beneficiam o meio ambiente, como proteção de matas ciliares, nascentes e mananciais de água, recuperação de áreas degradadas, implantação de reserva legal na propriedade, manutenção de cercas para proteção da APP, registro no CAR (Cadastro Ambiental Rural) e outras. Posteriormente é feita a soma de pontos atribuídos a cada ação ambiental adotada e os moradores lindeiros que alcançam as maiores pontuações são premiados. Confira os vencedores: 






BAESA realiza ações durante a Semana de Sustentabilidade


A premiação do Programa de Conservação da APP (Área de Preservação Permanente), o lançamento da cartilha "Plantas Medicinais e o Relógio do Corpo Humano" e a realização de diversas palestras foram os destaques da Semana de Sustentabilidade BAESA, organizada de 24 a 28 de setembro, em municípios da Região dos Lagos.  

A programação começou com o plantio de mudas nativas na Gruta Nossa Senhora de Lourdes, em Anita Garibaldi. A atividade contou com a coordenação da engenheira ambiental Juliana Gracietti, da ONG Bem Fazer, e a participação dos alunos da turma do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e da professora Débora Wentz Mattos.

Também no dia 24, alunos do Plano Anual de Atividades Esportivas de Cerro Negro visitaram o Viveiro de Mudas Berço das Araucárias e participaram de uma atividade educativa com orientações sobre plantio de mudas e a importância das árvores para a preservação do meio ambiente. Ao final da atividade, eles ganharam mudas de espécies nativas.

Outra atração foi o lançamento da cartilha "Plantas Medicinais e o Relógio do Corpo Humano" na cidade de Vacaria. Elaborada pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul, a publicação destaca a utilização de plantas com fins medicinais, uma ótima opção para cuidar da saúde.

A preocupação com a saúde também levou a BAESA a promover palestras sobre cuidados e prevenção ao AVC (Acidente Vascular Cerebral). A médica neurologista Elisa Rocha e o enfermeiro André Faria ministraram palestra sobre o tema na Escola Padre Antônio Vieira e no Centro de Atendimento Socioambiental, ambos em Anita Garibaldi.

A programação contou ainda com palestras sobre produção orgânica de hortaliças e o Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos na Serra Catarinense, mateada cultural em Campo Belo do Sul, caminhada com os participantes do projeto Envelhecer com Saúde e Qualidade de Vida, de Pinhal da Serra, e a revitalização do jardim da Escola Nicanor Kramer da Luz, em Esmeralda.













Peça infantil sobre aquecimento global visita 31 cidades Anterior

Peça infantil sobre aquecimento global visita 31 cidades

Melhorias nas estradas  do interior de Abdon Próximo

Melhorias nas estradas do interior de Abdon

Deixe seu comentário