Lages recebe nesta semana mais uma edição do Programa Alesc Itinerante
BAESA promove mais uma edição da Semana de Sustentabilidade
Conscientização ambiental foi o foco das atividades promovidas
A realização de ações voltadas à conscientização ambiental foi a principal contribuição da 7ª Semana de Sustentabilidade BAESA, ocorrida de 16 a 19 de setembro em municípios do entorno da Usina Hidrelétrica Barra Grande. Durante os quatro dias, palestras e atividades ressaltaram a importância da preservação do meio ambiente para o futuro do planeta. Ao todo, aproximadamente 300 pessoas participaram das ações.
A programação começou no dia 16 de setembro, com a palestra "Espécies Exóticas Invasoras", ministrada para alunos do 8º ano da Escola Nicanor Kramer da Luz, no município de Esmeralda. Em pauta, o alerta para a presença de espécies animais e vegetais que podem prejudicar o ecossistema natural, como o javali, leão baio, mexilhão dourado, pinus, eucalipto e outras. Na oportunidade, os alunos também receberam mudas de árvores nativas para celebrar o dia da árvore. Cerca de 100 mudas foram plantadas na escola.
No dia 17, alunos do 8º e 9º anos da Escola São Paulo de Tarso, de Pinhal da Serra, assistiram à apresentação do Programa Economize o Planeta: é da sua conta! Trata-se de um conjunto de recomendações para reduzir impactos causados no dia a dia, tanto no ambiente de trabalho, no trânsito ou em casa, com a prática de ações desaconselháveis, como consumo descontrolado, uso excessivo de energia ou pouco reaproveitamento de materiais recicláveis. À tarde, na cidade de Campo Belo do Sul, dirigentes de instituições participaram de capacitação para elaborar projetos sociais. O objetivo foi convidá-los a encaminhar boas iniciativas e ressaltar que a BAESA apoia projetos nas áreas de geração de renda, meio ambiente, educação, cultura, saúde e segurança, terceira idade e crianças e adolescentes.
No dia 18, destaque para o curso "Administre seu dinheiro de forma consciente", oferecido aos colaboradores da BAESA lotados na Usina Hidrelétrica Barra Grande. Ministrado pela instrutora do SESI (Serviço Social da Indústria), Fabrina Bianchini, a atividade repassou informações importantes sobre planejamento financeiro e consumo consciente. À tarde foi realizado a solenidade de premiação da terceira edição do Programa de Conservação da APP, iniciativa criada para valorizar moradores lindeiros que adotam ações em defesa da mata ciliar. Assim como nos anos anteriores, a BAESA premiou os seis agricultores que desenvolveram práticas mais relevantes de proteção ambiental, sendo três do estado de Santa Catarina e três do Rio Grande do Sul.
O encerramento ficou por conta da visita a unidades de beneficiamento de sementes, que serão implantadas pela Cooperanita nos municípios de Abdon Batista, Cerro Negro e Capão Alto. O objetivo é oferecer local adequado para que os agricultores possam fazer o beneficiamento de grãos, como milho, feijão e soja. Para tanto, cada unidade vai instalar equipamentos para limpeza, secagem e classificação de grãos, balança industrial e medidor de umidade.
Deixe seu comentário