Lages recebe nesta semana mais uma edição do Programa Alesc Itinerante
Campo Belo conta com Arquivo Público Municipal
O Arquivo Público Municipal de Campo Belo do Sul foi criado com a lei municipal número 2.118/2015 de 15 de dezembro de 2015 - mesmo dia em que foi instituído também por lei municipal número 2.117/2015 de 15 de dezembro de 2015 o Conselho Municipal de Cultura de Campo Belo do Sul - CMCCBS - ambos, Arquivo e Conselho de Cultura, vinculados e geridos pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura.
O arquivo foi idealizado e organizado pelo historiador Felipe Reis. Segundo ele, a implantação ocorreu apenas em 2018 em decorrência do espaço físico para montagem do mesmo e por necessitar do amparo técnico para o eficaz e completo funcionamento do Arquivo.
Recentemente, desde o dia 9 de março, o Arquivo Público de Campo Belo do Sul, está devidamente cadastrado no: Cadastro Nacional de Entidades Custodiadoras de Acervos Arquivísticos - do CONARQ.
O Arquivo Público de Campo Belo é o único Arquivo da região cadastrado junto ao CONARQ, com lei própria baseada nos parâmetros exigidos pelo próprio órgão regulador. Para acessar basta entrar no link http://conarq.gov.br/o-cadastro.html.
Felipe conta que com mais de 90% do Acervo Histórico atual digitalizado e indexado eletronicamente em um banco de dados, aguardando a busca de pesquisadores profissionais, assim como a toda população da região dos aparados da Serra Catarinense "Região dos Lagos"; a próxima etapa que encerra o período de implantação do mesmo é o pedido da guarda permanente da documentação física em suporte papel, pertencente à região outrora chamada de Baguaes, em seus antigos 276 milhões de metros quadrados, segundo fontes do processo de medição de terras do ano de 1887 - onde esta enorme quantidade de terras abrangia em sua divisa leste a Serra Geral comumente toda a Coxilha Rica, ao sul o Rio Pelotas, a norte o Rio Caveiras e a oeste Campos Novos.
Em funcionamento desde o dia 21 de fevereiro de 2018, o Arquivo também lança junto com o contexto de sua implantação, a revista Cia. da História - Revista do Arquivo Público de Campo Belo do Sul - com conteúdos de pesquisa científica direcionados a história, sociedade e cultura da região específica dos "lagos" - com publicações de pesquisadores das diversas áreas das ciências humanas.
"A criação e implantação do Arquivo e a criação do Conselho de Cultura, possibilitam inúmeras parcerias com instituições, inclusive instituições de ensino superior, públicas e privadas e também a participação em projetos junto ao MINc (Ministério da Cultura), que envolvam qualquer quesito de ordem histórica e/ou cultural, o que acarretará em uma postura administrativa que tomará o próximo passo rumo a busca do turismo - já que se organizou administrativamente, para buscar reconstruir os fragmentos históricos e culturais para que se possa apresentar este aparato de formação histórica e sócio-cultural dos aparados da serra catarinense, bem como o municipio de Campo Belo do Sul, mas principalmente si primou por mostrar a região dos "Lagos" e seu potêncial histórico-cultural - àqueles que veem de longe ou que possam vir, conhecer e desfrutar um pouco deste delicioso "coquetel de hibridismo cultural"; demosntrando a importância da ligação entre Turismo & Cultura", explica Felipe.
A secretária de Educação e Cultura, Nazarete Pinheiro Furtado, destaca a importância do Arquivo Público tanto para o município quanto para a região. "Somos pioneiros nessa iniciativa, que vem preservar e trazer mais conhecimento sobre a história e cultura de nossa região. Ressalto que o Arquivo está a disposição de todos na Secretaria de Educação, enquanto buscamos um outro espaço específico", comentou a secretária parabenizando o trabalho desenvolvido pelo historiador Felipe. "A dedicação dele é responsável pelo excelente material que temos a disposição, tudo com embasamento documental", concluiu a secretária.
Deixe seu comentário