O mês de outubro foi totalmente dedicado à saúde e ao bem-estar das mulheres capão-altenses através da campanha Outubro Rosa
Na manhã de sexta-feira (31), foi realizado em Capão Alto o encerramento das atividades especiais da campanha Outubro Rosa. Após o mês dedicado a prevenção do Câncer de Mama, e de Colo de Útero, as mulheres do município reuniram-se no salão paroquial durante o encontro, promovido pelo terceiro ano pela Secretaria de Saúde, para participar de atividades, como: palestra, sorteio de brindes, café da manhã e ainda receberam kits de presentes.
Uma iniciativa de extrema importância que foi elogiada pelo prefeito capão-altense, Luiz Carlos Freitas: “essa confraternização de conhecimento e experiências proporciona que as mulheres de nosso município, além de informadas também se conscientizem sobre essas graves doenças”, comentou o prefeito, que parabenizou e agradeceu a equipe da Secretaria de Saúde e todos os colaboradores pelo trabalho desenvolvido, dispondo a Administração Municipal como apoiadora e incentivadora de campanhas em prol da saúde.
Segundo a secretária de saúde municipal, Minéia Soldatelli, o intuito foi valorizar a comunidade feminina e enfatizar a importância do cuidado com a saúde, e o retorno foi positivo. “A cada ano a adesão das mulheres é maior, e o melhor resultado é saber que todos os exames realizados, tanto de toque das mamas, como o preventivo não houve nenhum caso destas doenças”, disse Minéia, a qual destacou que todas as localidades foram visitadas, além do atendimento da sede, contando com o trabalho dos especialistas no ramo da saúde, cada um prestando serviço de acordo com a sua especialidade.
Ao todo 132 mulheres participaram do evento, que iniciou com o café da manhã, seguido da abertura e relato das ações do mês da Secretaria de Saúde. Logo após o médico mastologista Fernando Vequi Martins palestrou aos presentes, sobre a doença cancerígena, bem como os modos de prevenção e tratamento das mesmas.
Para a vice-prefeita de Capão Alto, Rita Silvânia Costa, quando as mulheres cuidam de sua saúde estão cuidando do alicerce de suas casas. “A figura feminina é de extrema importância para o bem-estar dos lares, é uma alegria ver esse expressivo número de mulheres nesse evento”, fundamentou.
Segundo informações da enfermeira Vanessa Rodrigues, foram feitos exclusivamente no mês de outubro 162 preventivos e 145 autoexames das mamas, mais que o dobro de exames se comparado ao ano todo. Palestras sobre o tema Outubro Rosa também foram realizadas pela equipe de saúde na Igreja Evangélica Assembleia de Deus.
Deixe seu comentário