logo RCN

Celso Maldaner busca soluções para os agricultores do planalto catarinense

Preocupado com a situação dos agricultores dos municípios do Planalto catarinense, o deputado federal Celso Maldaner (PMDB-SC) participou nesta quinta-feira (29) de uma audiência com o secretário de Biodiversidade de Florestas do Ministério do Meio Ambiente, Roberto Cavalcante, e com o Dr. Raimundo Deusdará, assessor especial da ministra Izabella Teixeira.

 

Em função de a vegetação na região ter predominância de pinheiros araucária, considerada uma espécie em extinção, agricultores reclamam da dificuldade no manejo da espécie. Hoje, a araucária é protegida pela Lei 11.428, conhecida como Lei da Mata Atlântica, no entanto, a norma acaba desestimulando a preservação das mudas em função da rigidez no manejo.

 

"A atual legislação engessa a propriedade, visto que não há um plano de manejo para que o produtor possa repor a vegetação que necessita ser suprimida de um lugar em outro. Dessa forma, quando a muda nasce, acaba por ser cortada para não trazer prejuízos à atividade agrícola no futuro. Os agricultores querem preservar, aceitam inclusive plantar dez pinheiros para cada árvore suprimida, mas é preciso flexibilizar o manejo", explica Maldaner.

 

Cavalcante e Deusdará se mostraram sensíveis à demanda e se prontificaram a auxiliar o deputado no que for preciso. A sugestão dos dirigentes foi de que Maldaner una forças com as esferas municipais e estaduais de meio ambiente e elabore um pré-planejamento de manejo. Também sugeriram que se mapeie a região para saber exatamente o volume de municípios afetados.

 

Quatro frentes de trabalho atuam na reforma de trecho da SC 390 Anterior

Quatro frentes de trabalho atuam na reforma de trecho da SC 390

Celso Maldaner busca soluções para os agricultores do planalto catarinense no Ministério do Meio Amb Próximo

Celso Maldaner busca soluções para os agricultores do planalto catarinense no Ministério do Meio Amb

Deixe seu comentário