Comunidades do interior buscam desenvolvimento de novas culturas e agregação de renda
Duas importantes obras foram inauguradas na quarta e quinta-feiras (18 e 19) no município de Cerro Negro.
Com apoio da Baesa, prefeitura municipal, Amures entre outros órgãos foi, entregue na quarta-feira na comunidade de São Roque, a Casa de Extração de Mel, a qual representa aos apicultores um novo passo para o desenvolvimento da produção no município. Com a presença do diretor de sustentabilidade da Baesa, Juliano Natal, da prefeita municipal Sirley Kley Varela, vereadores, comunidade em geral e o presidente da Federação das Associações de Apicultores e Meliponicultores de Santa Catarina, Nésio Fernandes Medeiros, a Casa de Extração de Mel foi entregue aos associados.
A apicultura é um ramo novo no município, porém segundo Nésio Fernandes a região é ideal para a podução. “O município de Cerro Negro tem grande potencial, pois possui florestas baixas o que é muito bom para a apicultura”, enfatizou.
Hoje a associação de apicultores do município conta com aproximadamente vinte sócios que ocuparão o local, o qual conta com salas padrões e específicas para trabalhar com o produto.
Na quinta-feira (19), a comunidade do Sagrado foi quem recebeu a visita das autoridades do município, bem como a presença do diretor Juliano Natal, para a entrega da agroindústria de sucos, geleias e panificados ao Clube de Mães Esperança e Realização.
A prefeita Sirlei enfatizou a importância do novo espaço para o desenvolvimento das atividades já realizadas pelo grupo e destacou que a obra trará agregação de renda às famílias, contribuindo para o desenvolvimento do município e principalmente da comunidade.
O diretor de sustentabilidade da Baesa, Juliano Natal, destacou que o projeto só é importante quando provoca transformação e que isso é possível perceber na comunidade. “Queria que cada colaborador da Baesa estivesse aqui acompanhando essa transformação que serve de exemplo para continuarmos nessa trajetória. Isso fortalece as nossas diretrizes”, comentou Juliano durante a inauguração da agroindústria.
As mulheres pertencentes ao grupo de mães, de forma simples destacaram a trajetória vivida por elas até conquistarem a agroindústria e destacaram os obstáculos superados durante anos.
Nos dois eventos de inauguração, a comunidade esteve presente e demonstrou a satisfação em receber as obras.
Deixe seu comentário