Objetivo é resgatar e valorizar as tradições e história de Cerro Negro
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV tem sido desenvolvido no Centro de Referência de Assistência Social – CRAS “Lúcia Mocelin” do município de Cerro Negro, desde outubro de 2013, incluindo atividades lúdicas, didáticas e reflexivas cujo propósito é de fomentar uma consciência crítica a respeito da vida.
O SCFV tem como público-alvo crianças, adolescentes e idosos que se encontram em situação de vulnerabilidade social e funciona como atividade complementar ao Serviço de Atendimento Integral à Família – PAIF, também desenvolvido no CRAS.
No mês de fevereiro, as crianças e adolescentes do SCFV receberam a visita do professor José Maria Wolff, figura pública da região, que colaborou na construção da história do município de Cerro Negro.
A atividade aconteceu como complemento ao processo de construção da identidade dos quatro grupos desta faixa etária, em que se objetivou a consolidação de uma identidade pessoal e coletiva do sentido de pertencimento e resgate das tradições e história do povo cerro-negrense.
Na sua fala, o professor José relembrou os primeiros habitantes da região, seus hábitos, costumes e crenças, o árduo processo de emancipação do município, bem como, o surgimento do nome “Cerro Negro”, que, segundo ele, seria em razão de dois morros existentes na comunidade de Nove de Maio das Águas. Esta atividade, certamente, contribuirá para a valorização do município e da história de vida do seu povo, transmitindo às novas gerações cerro-negrenses a força e a coragem presente sem seus ancestrais.
Deixe seu comentário