Lages recebe nesta semana mais uma edição do Programa Alesc Itinerante
Descarte inadequado de lixo é encontrado na comunidade Lagoa da Estiva
As margens da SC-390, próximo ao Distrito da Lagoa da Estiva em Anita Garibaldi, tornaram-se local de descarte inadequado de resíduos.
Segundo informações da engenheira ambiental, Juliana Oliveira, que é responsável pelo setor municipal de meio ambiente, o município possui coleta seletiva na área urbana realizada pela empresa Recicletar, e na área rural será retomada em breve a coleta de resíduos recicláveis, que desde julho de 2017 não está sendo realizada devido a problemas mecânicos no caminhão que efetua o trabalho, o qual é da Prefeitura. Nesse caso, a Prefeitura passa recolhendo e repassa para a Recicletar que faz a segregação e disposição final.
Enquanto isso, a empresa Recicletar coleta o lixo nas comunidades próximas a SC-390, como Estiva, São José, Boa Vista e Nossa Senhora de Lourdes, sendo o ponto de coleta em frente ao salão da comunidade e ainda nos acessos as comunidades na rodovia, onde há lixeiras para o descarte correto dos resíduos.
Juliana comenta sobre os danos à natureza nessa prática inadequada: "O lixo quando descartado de forma imprópria, além de prejudicar o meio ambiente deixa de ser reaproveitado através da reciclagem. O resíduo reciclado passa por uma central de triagem, então é preciso manter a sua qualidade senão ele não pode ser reaproveitado", destaca.
Nas segundas e quintas-feiras são coletados os rejeitos, e terças e sextas-feiras o lixo reciclável na área urbana.
Para qualquer dúvida e sugestões sobre a coleta no município, Juliana ressalta: "Estamos trabalhando para melhorar ainda mais a coleta e estamos abertos a diálogo, porém esse tipo de situação não pode acontecer", conclui.
Deixe seu comentário