Lages recebe nesta semana mais uma edição do Programa Alesc Itinerante
Dia da Cidadania foi realizado em Anita Garibaldi
Sábado, dia 25 de novembro a Administração Municipal de Anita Garibaldi através de suas secretarias e entidades parceiras realizaram o Dia da Cidadania em frente a prefeitura, oferecendo à população, diversos serviços gratuitos, como carteiras de identidade, serviços de cabeleireiros, manicures, atendimentos das secretarias da Saúde, Educação, Assistência Social, CRAS, Agricultura, Epagri, Conselho Tutelar, Cidasc, dentre outras instituições parceiras.
De acordo com Juliana Gracietti de Oliveira uma das organizadoras do evento, o objetivo do Dia da Cidadania era fazer com que as pessoas buscassem esclarecimentos de suas dúvidas, regularizassem seus documentos e de seus filhos, conhecesse os serviços oferecidos pela prefeitura e entidades. "Pois o principal foco é a qualidade de vida da população", comentou.
Para o agricultor da comunidade da Lagoa da Estiva, Orival de Aguiar: "Este Dia da Cidadania foi muito bom para que pudéssemos organizar os documentos em atraso, eu procurei renovar minha identidade. Foi bom, principalmente para quem mora no interior".
O prefeito de Anita Garibaldi, João Cidinei da Silva, esteve presente no evento e ressaltou: "O Dia da Cidadania é um dia especial para toda população que deseja regularizar seus documentos, conhecer os serviços públicos, esta ação foi positiva em benefício do povo".
Nota da Prefeitura de Anita sobre o Dia da Cidadania
O evento começou a ser planejado desde o mês de agosto quando iniciou-se os contatos com os patrocinadores e as instituições parceiras. Desde lá a equipe organizadora vem trabalhando para contemplar a população com os mais variados serviços gratuitos oferecidos pelas instituições públicas e privadas. Com isso gostaríamos de esclarecer alguns pontos sobre o Dia da Cidadania.
Primeiramente evidenciar que a quantidade de atendimentos disponibilizada para realização de 1ª e 2ª Via do RG foi determinada pelo diretor do Instituto de Identificação IGP/SC, Paulo Henrique dos Santos, o qual estipulou 50 vias de cada. Normalmente este trabalho é realizado pelo IGP de Florianópolis, que conta com um ônibus e 20 profissionais somente para realizar este trabalho, no entanto para este ano a equipe não estava disponível. Sendo assim foram disponibilizados os profissionais do IGP de Lages, os quais estavam participando pela primeira vez de uma ação social. Durante os atendimentos conseguimos um acréscimo de mais 20 vias totalizando 50 1ª vias e 70 de 2ª via isentas de taxas. Contamos também com transporte disponibilizado pela prefeitura para trazer os moradores do interior, trazendo para o evento cerca de 300 pessoas. Contamos com o patrocínio das seguintes empresas e instituições: BAESA, ENERCAN, Consórcio Machadinho, ENGIE, Sicoob, Fórum de Anita Garibaldi e Bella Janela. Foram realizados atendimentos por 21 Instituições que se fizeram presentes durante o dia, oferecendo diversos serviços e informações, sendo elas:
Salão Estilo da Beleza
120 cortes de cabelo feminino / 40 cortes de cabelo masculino
55 unhas
CASAN - Distribuição de 300 copos de água
Secretaria de Assistência Social
80 atendimentos
Pastoral da Criança
20 atendimentos
Conselho Tutelar
100 atendimentos e doação de 200 peças de roupas
APAE
20 atendimentos
Secretaria de Saúde
400 atendimentos - 80 testes rápidos
Secretaria de Educação
20 atendimentos
Vigilância Sanitária
112 atendimentos
Secretaria de Agricultura
32 atendimentos
EPAGRI
40 atendimentos
Erva-Mate Simioni
Distribuição de 150 pacotes de erva
Meio Ambiente
Distribuição de 380 mudas de árvores nativas e 300 sacolas retornáveis
Cartório de Registro Civil
Emissão de 34 Certidões e realizado 3 casamentos.
Dedé Fotos
37 fotos 3x4 e 40 Xerox
Contamos, também, com a presença do Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar, Bombeiros, Rádio Alegria, Jornal Correio dos Lagos e Hospital Frei Rogério.
Por fim gostaríamos de agradecer a todos que compareceram. Acreditamos que o objetivo principal foi alcançado: levar à população urbana e rural instrumentos para melhorar a qualidade de vida.
Deixe seu comentário