Projeto contempla municípios pertencentes a Amures, e tem por objetivo preservar as nascentes de água
A Escola de Educação Básica Padre Antonio Vieira, da rede de ensino estadual, aderiu oficialmente, na tarde de terça-feira (27), ao Projeto Nascentes do Futuro, e representa o município de Anita Garibaldi neste Programa.
O Projeto contempla desde 2010, escolas municipais dos dezoito municípios pertencentes à Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures), e tem por objetivo principal proteger as nascentes que abastecem com água potável esses municípios.
De acordo com a coordenadora do projeto, a bióloga Nádia Boff Ribeiro, após um ano de atuação, já em 2011, devido aos bons resultados apresentados nas ações, o Ministério Público propiciou a continuidade do Programa para mais dois anos, o que seriam os anos de 2013 e 2014. Sendo assim, foram convidados mais dois professores da rede municipal para cursar as oficinas no ano passado, e dois seriam convidados para participar em 2014, porém Nádia explica que Anita não correspondeu aos convites: "No caso do município anitense, houve a indicação de educadores pela Secretaria Municipal de Educação, mas eles não frequentaram as oficinas realizadas em Lages. Os professores são o aporte do projeto, o contato entre o projeto e os alunos, por isso sem eles não tem como executar as ações".
Ao todo foram oito encontros, nos quais os professores anitenses não compareceram, e segundo a bióloga eles estavam ficando defasados com relação aos demais que participavam. Ela destaca ainda, que por várias vezes foram tentados contatos com os educadores municipais.
Desta forma, para que em 2014 Anita não ficasse de fora do Projeto, a Escola Estadual Padre Antonio Vieira foi convidada. "Prontamente a Escola aceitou o convite", disse Nádia, que complementou: "o município não está deixando de ser atendido, pois as crianças moram em Anita, e por isso estão sendo contempladas da mesma forma. É uma pena que isso não seja na educação municipal, pois a Amures atende diretamente aos municípios associados".
Durante o seminário realizado no salão de eventos da Escola estadual, foi realizada a entrega de materiais, sendo estes um kit de água, um microscópio e duas máquinas fotográficas digitais. Para o diretor da instituição de ensino, Dhian Barbosa, o projeto está sendo acolhido com muita alegria, pois trará benefícios aos alunos. "Agradecemos a Amures pela confiança na parceria com a nossa Escola", destacou o diretor.
Agora a educadora estadual Marlei do Amaral, que é especializada em ciências biológicas, é a responsável em Anita Garibaldi pela execução do Projeto Nascentes do Futuro.
A Secretaria Municipal de Educação foi procurada para falar sobre esta transição de rede ensino do Projeto, mas de acordo com o departamento cabe ao prefeito municipal Ivonir Fernandes comentar a respeito, porém até o fechamento da matéria o Prefeito estava em viagem a Brasília e não pôde se manifestar.
Deixe seu comentário