Gean Loureiro entregou PCAU ao prefeito de Campos Novos
Sete anos após iniciar sua operação, a Usina Hidrelétrica Campos Novos finalmente tem o uso de seu reservatório regulamentado. No dia 19 de fevereiro, o presidente da FATMA (Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina), Gean Loureiro, entregou pessoalmente o PCAU (Plano de Conservação Ambiental e Uso das Águas e do Entorno do Reservatório) ao prefeito de Campos Novos, Nelson Cruz. A entrega do documento representa a aprovação dos usos sugeridos pela ENERCAN para o lago da Usina, possibilitando a utilização do reservatório e de sua APP (Área de Preservação Permanente).
A solenidade de entrega do PCAU foi realizada na Casa da Cultura, em Campos Novos. Além do presidente da FATMA e do prefeito, o evento contou com a presença de prefeitos, vereadores, secretários municipais, representantes da ENERCAN e da Fundema (Fundação Municipal de Meio Ambiente), moradores, proprietários de lotes em condomínios e pescadores.
Em sua explanação, o prefeito Nelson Cruz parabenizou o trabalho da ENERCAN e destacou que a aprovação do documento é uma grande conquista para o município e para a região. “Com o uso do reservatório regulamentado, será possível aproveitar todas as suas potencialidades”, destacou. “Agora ficará mais fácil desfrutar de seus benefícios”, complementou.
A aprovação do PCAU permite a implantação de empreendimentos no reservatório e ao longo da APP, desde que devidamente autorizados pelos órgãos responsáveis, como a prefeitura, a Capitania dos Portos, a FATMA, a ENERCAN e outros. A ideia é incentivar a implantação das melhores alternativas de uso do local, desde atividades de recreação até projetos turísticos sustentáveis.
O PCAU é um documento que contém regras sobre a utilização do reservatório da Usina Hidrelétrica Campos Novos e de sua APP. Sua elaboração é feita envolvendo a comunidade e lideranças locais, seguindo as diretrizes da FATMA e priorizando a preservação ambiental e o interesse coletivo. O objetivo agora é levar adiante os projetos contidos no PCAU e regularizar os usos da APP e do entorno que foram mapeados, a fim de que o reservatório da Usina seja uma área ambientalmente preservada e economicamente atrativa para as comunidades lindeiras.
Deixe seu comentário