A mobilização iniciou com os agentes comunitários de saúde, os quais visitaram os homens capão-altenses
A Secretaria de Saúde de Capão Alto promoveu na terça-feira (18), ação preventiva de combate ao Câncer de Próstata, em alusão a campanha Novembro Azul.
A mobilização iniciou com os agentes comunitários de saúde, os quais visitaram os homens capão-altenses e os orientaram para as atividades do dia.
A programação começou com a realização de exames, tanto o laboratorial, o qual analisa o nível do PSA, bem como o toque retal. Ao todo foram feitos 87 laboratoriais, os quais serão entregues no dia 26/11 e 58 homens fizeram o exame de toque. Para a realização desses procedimentos a Secretaria de Saúde contou com os serviços do Laboratório Pacheco, de Lages, juntamente com o médico do município, Túlio e três acadêmicos da quinta fase do curso de medicina da Uniplac.
Essa é a segunda vez que Capão Alto esteve engajado no Novembro Azul, porém de acordo com a secretária de saúde, Minéia Soldatelli, foi à primeira edição em que os exames foram feitos. "Nossa intenção é trabalhar com foco na prevenção, garantindo eficácia no diagnóstico da doença, e assim evitar que possíveis casos da doença sejam descobertos de forma tardia", fundamentou.
Após o café, foi proferida a abertura do evento. Durante o momento, Minéia deu uma boa notícia aos munícipes: "A partir de janeiro de 2015 Capão Alto contará com posto de coleta", disse a secretária, explicando que esse procedimento, até a instalação do posto de coleta, é feito por profissionais de fora do município.
Para o prefeito de Capão Alto, Luis Carlos Alves de Freitas, a iniciativa de prevenção à doença é de fundamental importância para garantir a saúde do homem. "Sensibilizar os homens sobre o cuidado de forma preventiva estimula a acabar com o preconceito. Parabenizo a secretária de saúde e sua equipe pelo excelente trabalho nessa campanha. A Administração Municipal se coloca sempre a dispor pela saúde da população", enfatizou.
O médico Túlio e seus alunos proferiram palestra sobre o Câncer de Próstata, dialogando com os participantes de forma clara e objetiva. A participação dos homens durante a explanação mostrou a preocupação com a saúde e o agradecimento pelo conhecimento que lhes foi repassado.
A vice-prefeita, Rita Silvânia Alexandre Costa falou sobre o grande público presente e destacou: "Percebemos nessa bela mobilização que eles estão se cuidando e assim cuidando também de suas famílias, quebrando tabus em prol do bem-estar e valorização à vida".
A evolução da campanha Novembro Azul foi comentada pelo presidente da Câmara de Vereadores, Junior Vieria, como fundamental na conscientização das pessoas. "Com a campanha mostra-se que é possível e acessível combater e prevenir a doença. Capão Alto está de parabéns pelo trabalho preventivo de qualidade que vem realizando", comentou.
Ao final da programação foram entregues presentes aos participantes.
Deixe seu comentário