Pesquisa revelou que a maioria dos moradores considera que a Usina Hidrelétrica Barra Grande trouxe benefícios para a Região
Pesquisa realizada pelo Ibope (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística) revelou que a BAESA desfruta de boa imagem entre os moradores da Região dos Lagos. Das 987 pessoas entrevistadas, 70% avaliam que a implantação da Usina Hidrelétrica Barra Grande trouxe benefícios para a região. Apenas 11% pensam de forma contrária, e outros 19% consideram que o empreendimento não causou qualquer interferência.
Outro aspecto favorável é que a avaliação positiva da BAESA é manifestada por expressões relevantes, como a de ser uma empresa “de confiança, competente, séria e que respeita a lei”, “trabalhar para melhorar as condições de vida da região onde atua”, além de apoiar a educação, a saúde e a cultura, e de gerar muito emprego e cumprir o que promete.
Para reunir dados e informações sobre a BAESA e a Usina Barra Grande, o Ibope entrevistou 987 pessoas, entre os dias 27 de agosto a 5 de outubro. Foram ouvidos moradores dos seis municípios mais próximos da Usina: Anita Garibaldi, Cerro Negro, Campo Belo do Sul e Capão Alto, em Santa Catarina; mais Pinhal da Serra e Esmeralda, no Rio Grande do Sul. O objetivo foi conhecer a percepção das pessoas sobre a instalação da Usina e o trabalho socioambiental desenvolvido pela BAESA.
A pesquisa revelou outros aspectos bem relevantes. Um exemplo é o fato de que 95% dos entrevistados reconhecem a BAESA e/ou a Usina Hidrelétrica Barra Grande como uma das empresas da região. E para a maioria desses entrevistados, os benefícios mais perceptíveis estão relacionados à geração de emprego, novas oportunidades de trabalho, aumento da arrecadação municipal, infraestrutura urbana, saúde e educação.
Deixe seu comentário