logo RCN

Mobilização chama atenção para o não fechamento da APAE

Ato aconteceu na sexta-feira (6) e coincidiu com reunião do Conselho da SDR - Lages, a qual contou com presença de autoridades da região.

 Alunos, professores, pais e comunidade uniram-se em passeata que percorreu as principais ruas de Campo Belo do Sul, na sexta-feira (6), contra a “Meta 4”, do Plano Nacional de Educação (PNE), que está sendo votado no Congresso Nacional e se for aprovada acabará com as Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) até 2016. O novo PNE está em votação e a “Meta 4” visa no fim do repasse de verba do Fundeb para as associações o que acarretará no fechamento das instituições por falta de recursos.

O senador José Pimentel foi o relator, na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), do Projeto de Lei da Câmara 103/2012 , que trata do PNE. Seu relatório, aprovado em maio pela comissão, fixa em 2016 o prazo para que as matrículas da educação especial não públicas sejam contadas para fins de repasse do Fundeb.
Os professores da APAE dizem ser conhecedores do trabalho realizado pelas instituições de todo o Brasil e sabem da importância diferenciada para as pessoas com deficiência intelectual e múltipla, e estão na luta juntos para que o fechamento não aconteça.
A data escolhida para a mobilização não foi planejada e coincidiu com a reunião do conselho da SDR-Lages, a qual contou com a presença de prefeitos, vereadores e demais autoridades de toda a região da Amures. Aproveitando o momento os professores e alunos, fizeram uma parada em frente ao centro de eventos, onde o evento acontecia a reunião, e pediram o apoio dessas autoridades para evitar o fechamento das escolas especiais.
Em seu pronunciamento, o secretário regional da SDR - Lages, Gabriel Ribeiro, disse ser conhecedor dessa causa e são parceiros na defesa das APAEs de Santa Catarina e do Brasil. “Esta proposta é absurda e se depender de nós não vamos permitir que isso ocorra, vamos lutar, pois conhecemos a importância dessas instituições”, enfatizou.
O prefeito de Campo Belo do Sul, Padre Edilson foi de Souza, bem como o presidente da câmara de vereadores do município, Max Branco de Moraes, demonstraram apoio e  colocaram-se à disposição para contribuir com essa luta.
Após a parada no centro de eventos a mobilização seguiu pelas principais ruas do município, chamando a atenção da população para o problema, pois todos devem ser conhecedores da situação que as APAEs estão enfrentando.
Celso Ramos realizou um grandioso desfile cívico Anterior

Celso Ramos realizou um grandioso desfile cívico

Inovação em Auto Socorro para a Região dos Lagos Próximo

Inovação em Auto Socorro para a Região dos Lagos

Deixe seu comentário