Trinta e quatro casas serão entregues neste primeiro momento do programa
Morar bem e ter condições de permanência no campo, é o que todo agricultor e sua família buscam e necessitam, e esse desejo está se tornando realidade graças a projetos desenvolvidos pelo Governo Federal, apoiados e realizados por entidades de pequenos municípios e que fazem a diferença.
Em Anita Garibaldi, a entidade organizadora é o Sintraf - Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar de Anita Garibaldi e Região, tendo como agente financeiro responsável a Caixa Econômica Federal. Outras entidades participam do processo como Cooperhaf - Cooperativa de Habitação dos Agricultores Familiares, que organiza os sindicatos e faz a relação com a Caixa Econômica Federal.
Cada família foi beneficiada com R$ 25 mil para construção da casa nova, valor subsidiado pelo governo federal através do PNHR (Programa Nacional de Habitação Rural), que é um dos eixos do Minha Casa Minha Vida. No município de Anita Garibaldi estão sendo entregues 34 unidades habitacionais, sendo dois grupos de dezessete cada.
Para participar do programa o agricultor deve ser associado ao sindicato. Existem diversos critérios que a família interessada deve atender, porém o número de casas vem aumentando e a procura por uma vida melhor é o principal objetivo de quem consegue aderir ao programa.
Cada família contemplada com o recurso financeiro tem alguns deveres a cumprir como a participação do projeto social “Caprichando a Moradia”, o qual é desenvolvido através da Cooperhaf e visa a melhoria das residências, buscando bem-estar, qualidade de vida e garantindo um ambiente saudável e digno de se morar.
Este projeto visa a participação das famílias beneficiárias durante a construção das casas de encontros onde são discutidos quatro assuntos divididos em módulos, e que trabalham o embelezamento da propriedade, alimentação saudável, gestão financeira, associativismo e cooperativismo.
Além da orientação e capacitação, as famílias participarão de um dia de campo no encerramento do programa, quando receberão mudas de árvores frutíferas, mudas de flores e sementes de hortaliças.
Para Claudionor de Macedo, secretário de organização sindical do Sintraf, “o Sindicato tem buscado muitas formas de atender os agricultores, sempre visando a melhoria nas condições de vida e o programa de habitação rural é um exemplo disso. Estou satisfeito em ver a alegria das pessoas com a conquista da casa nova”, enfatizou.
O presidente do Sintraf, Paulo Cezar Pinheiro, destacou que só na semana que passou foram entregues cinco casas. “Nos próximos dias temos mais 29 a serem entregues e já está na Caixa Econômica para assinatura de contrato outros dois grupos. Essa parceria com o Governo Federal está proporcionado que as pessoas possam morar com dignidade”, comentou.
Cada família beneficiada recebe o valor destinado, porém fica a critério das famílias a ampliação e melhorias na construção, como foi o caso do agricultor Jairo Sutil e sua esposa Michele de Moraes Schmitt Sutil, moradores do Reassentamento Boa Vista, interior de Anita Garibaldi. O casal investiu um pouco e conseguiu construir uma residência maior. “Nossa casa antes era de madeira, um galpão, tinha só cozinha, quarto e um banheiro improvisado, agora mudou tudo, temos uma casa grande, com área, vários cômodos. Estamos felizes”, comentou Michele, destacando que se não fosse esse programa não iriam conquistar uma casa como a que já estão morando. “Já com o projeto não foi fácil, imagina se a gente fosse fazer tudo, sem auxílio. A nova casa vai contribuir para a permanência no meio rural e vai mudar nossa vida”.
O casal Oraci José Sutil Teixeira e Zelia dos Santos, tem quatro filhos, destes, três moram com os pais e a nova casa para a família foi recebida com alegria. “Se não fosse este projeto nós nunca iriamos conseguir fazer uma casa boa assim. É uma mudança de vida e estamos muito felizes. O sindicato ajuda muito e vale a pena contribuir, pois o retorno sempre vem”, comentou Oraci, que junto a família mostra a alegria na nova casa.
Deixe seu comentário