Lages recebe nesta semana mais uma edição do Programa Alesc Itinerante
Municípios da Serra Catarinense integram Área de Recomendação de Vacina (ARV)
As vacinas de imunização contra a febre amarela já estão disponíveis na região da gerência regional de Saúde de Lages, em 12 municípios que integram a Área de Recomendação de Vacina (ARV) do Estado de Santa Catarina. Crianças a partir dos nove meses, adolescentes, e adultos até 59 anos de idade devem ser vacinados de acordo com o Ministério da Saúde, que indica dose única para as áreas com recomendação de vacina em todo o país.
De acordo com gerência regional de Saúde de Lages, apenas um caso suspeito foi identificado, de uma jovem de 19 anos, de São Joaquim, e que tem histórico de viagem recente para São Paulo, região considerada endêmica. Inicialmente, a suspeita era de leptospirose, mas um exame laboratorial descartou essa possibilidade.
A Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado de Saúde (Dive/SES) aguarda resultado de exames laboratoriais para conclusão dos sete casos suspeitos registrados de 1º a 22 de janeiro, incluindo este da Serra Catarinense. Santa Catarina não registra casos autóctones (de transmissão dentro do Estado) de febre amarela desde 1966.
Já a vacinação para adultos acima dos 60 anos só é indicada mediante recomendação médica ou se a pessoa for viajar para região considerada endêmica e não tiver comprovação de que já tenha recebido uma dose da vacina. As manifestações iniciais da doença são: febre alta de início súbito, sensação de mal estar, dor de cabeça, dor muscular, cansaço, calafrios, náuseas e vômitos.
Quando a doença evolui para a forma grave, há um aumento da febre, diarreia, reaparecimento dos vômitos, dor abdominal, icterícia (olhos amarelados, semelhante à hepatite), manifestações hemorrágicas (equimoses, sangramentos no nariz e gengivas) e ocorre funcionamento inadequado de órgãos vitais como fígado e rins. A única forma de evitar a febre amarela silvestre é a vacinação contra a doença.
A secretária municipal de saúde do município de Anita Garibaldi, Angela Canani Xavier, esclarece que Anita Garibaldi integra a área de recomendação da vacinação contra a Febre Amarela, porém essa recomendação é para as pessoas que ainda não são vacinadas, quem já tomou a dose em alguma fase da vida, está imunizado.
Angela acredita que 90% da população anitense esteja com a vacina em dia e isso não acarreta em motivos para preocupações. Qualquer dúvida basta entrar em contato com a Unidade Básica de Saúde.
Deixe seu comentário