Já desembarcaram em Pinhal da Serra 909 fêmeas da raça Texel, todas encarneiradas e ou inseminadas
. A aquisição foi da prefeitura de Pinhal da Serra, que desta forma dá início ao Programa de Ovinocultura no município que objetiva a venda de matrizes e de cordeiros para abate.
Neste primeiro momento 27 produtores receberam de 30 a 35 matrizes da raça Texel. O objetivo é que em dezembro os cordeiros estejam prontos para o abate. A meta é aumentar o rebanho assim como o volume de produtores que já aguardam a sua vez de entrar no Programa.
Segundo Márcio Aurelio Rubert de Vargas, secretário de agricultura e meio ambiente de Pinhal da Serra, a orientação é que 100% das fêmeas nascidas sejam retidas para incremento do rebanho. “Iremos selecionar e reter as matrizes de onde venha gêmeos, uma das características da raça”, informa o secretário.
Com uma procura muito maior que a demanda, tanto de matrizes como de cordeiros para abate, a prefeitura está em negociações visando a venda dos cordeiros para os frigoríficos da VPJ, São Paulo e Castrolanda, Paraná. “Justamente pelo mercado aquecido é que tivemos muito trabalho para adquirir esta quantidade de matrizes”, disse Márcio, enfatizando que contaram com o esforço de três criadores de Santana do Livramento, que mesmo assim não atingiram o número desejado de matrizes pelo município. As ovelhas foram adquiridas dos criadores Davi Martins, Claudino Loro e Claudio da Fontoura Arteche, todos de Santana do Livramento, RS.
O programa da prefeitura visa dar uma opção econômica para as propriedades rurais que tem em média 30 ha. “Temos produtores de leite, enquanto a pecuária de corte não é viável pelo tamanho das propriedades” enfatizou o secretário destacando que a ovinocultura se encaixa bem as necessidades locais assim como a raça Texel.
A opção pela Texel se deve a ser uma raça de ovino tipo carne, precoce e rústica, explica ele, lembrando que na região existem Pumas, e esta raça que quando atacada tem mais chances de escapar dos predadores.
Desde que bem trabalhada a ovinocultura é atividade que mais rende por ha. O projeto teve um investimento de R$ 476.770,00 sendo que R$ 122.260,00 foram subsidiados pela prefeitura.
Deixe seu comentário