Capacitação da Lei da transparência reuniu representantes dos municípios da região da amures
Criado pela Controladoria Geral da União para auxiliar estados e municípios na implementação das medidas de governo transparente previstas na Lei de Acesso à Informação (LAI), o programa Brasil Transparente teve mais uma capacitação iniciada na segunda-feira (30). Ao menos quarenta pessoas participaram do evento no auditório do Instituto Federal de Lages (Ifsc).
Com foco na transparência pública e na adoção de medidas de governo aberto, a capacitação abriu com palestra sobre Direito à Informação e Dever de Transparência, pelo auditor membro do Núcleo de Ações de Prevenção a Corrupção da Controladoria Geral da União, Rodrigo de Bona da Silva.
Ele falou também sobre Princípios e Conceitos da Lei de Acesso à Informação. Para o presidente da Amures, prefeito Edilson José de Souza, a formação dos servidores e a informação aos cidadãos devem ser prioridades nas administrações públicas. “Estamos tendo um ano de muitas capacitações e qualificação de servidores e o desafio será a transparência e a implantação de uma gestão moderna nas prefeituras”, declarou.
O que sabem os prefeitos é que, a cobrança por mais transparência tem crescido no Brasil em ritmo acelerado nos últimos anos. A promoção da transparência e do acesso à informação é considerada medida indispensável para o fortalecimento da democracia e para a melhoria da gestão pública.
Semana passada foi concluído na região da Amures, a implantação dos novos Portais de Informação, o que permitirá que as prefeituras possam disponibilizar aos cidadãos todas as informações fiscais e orçamentárias.
Deixe seu comentário