Lages recebe nesta semana mais uma edição do Programa Alesc Itinerante
Presidente da AMPLASC convoca reunião extraordinária sobre Paralisação dos Caminhoneiros
Definir ações conjuntas para minimizar os transtornos ao Poder Público Municipal em razão da Paralisação Nacional dos Caminhoneiros dos últimos dias. Foi com este objetivo que o presidente da AMPLASC, Silvio Alexandre Zancanaro, convocou reunião extraordinária com os demais prefeitos da região no final da tarde deste domingo (27) na sede da Associação.
A principal preocupação das Administrações, no momento, concentra-se na falta de combustíveis para manutenção dos trabalhos de algumas Secretarias de Governo. A situação reflete também na rotina de dois gestores municipais, Ademil Antonio da Rosa (Prefeito de Brunópolis) e Alcides Mantovani (Prefeito de Zortéa) ausentes na reunião devido a impossibilidade de abastecimento de seus carros oficiais.
Após relato particular da situação de cada município, o Colegiado de Prefeitos decidiu por ações conjuntas de contingenciamentos de serviços até o fim da paralisação. Confira:
Saúde - Em consenso os serviços de emergência e urgência na área terão prioridade. Haverá esforço para otimizar a viagem de pacientes da região no mesmo veículo.
Educação - A maioria dos municípios manterão as atividades de ensino até quarta-feira (30). Com exceção de Vargem que já cancelou as aulas nas unidades escolares e, Campos Novos reavaliará a situação na segunda-feira (28).
Transporte Escolar - Serviço cancelado em Vargem. Nos demais segue normalmente até quarta-feira (30). Campos Novos vai reavaliar situação na segunda-feira (28).
Merenda Escolar - Estoque garantido para a semana em todos os municípios.
Combustível - Estoque atual de Gasolina e Diesel reservados a necessidades da Saúde.
Agricultura - Trabalhos paralisados. Municípios analisam Decreto de Situação de Emergência.
Coleta de Lixo - Apenas Celso Ramos mantém o serviço. Os demais suspenderam.
Ainda durante a reunião outra preocupação manifestada pelos prefeitos relaciona-se com a regularidade de alguns servidores que moram em outro município e precisam deslocar-se diariamente para trabalhar. Os prefeitos ainda decidiram decretar ponto facultativo de Corpus Christi quinta-feira (31) e sexta-feira (01).
Diante do atual contexto, a queda na arrecadação municipal através de alguns impostos como ISS, ICMS entre outros, já gera preocupação nos prefeitos da região. O presidente da AMPLASC não descarta a convocação de outra reunião do Colegiado caso não haja acordo entre o Governo Federal e as lideranças dos caminhoneiros.
Deixe seu comentário