logo RCN

Projetos na área da agricultura incentivam produtores

Agricultura de Capão Alto vem recebendo grandes incentivos da Administração Municipal e diferentes projetos estão sendo desenvolvidos, bem como auxílios aos agricultores.

 Capão Alto é um município basicamente agrícola, tendo mais de 70% da população morando no meio rural e as produções de milho, soja e feijão são os “carros chefes”, porém a pecuária se destaca chegando a aproximadamente quarenta mil cabeças de gado no município.

Para incentivar ainda mais a permanência das famílias no campo novas culturas estão sendo incentivadas, como a produção de morangos,  piscicultura com abertura de pequenos tanques para criação de peixes e incentivos a horticultura, com a construção de estufas para produção de verduras.
Na produção de morangos estima-se produzir neste ano de 2014 cerca de 180 toneladas do fruto, os quais são cultivados  por quinze produtores do município e já possui compradores nas cidades de Lages e Itajaí e conta com uma associação formada, sendo esta a APROMOR - Associação dos Produtores de Morango de Capão Alto e Região dos Lagos, sendo esta fundada  em 10 de julho de 2014 e contando com dezesseis sócios.
Este projeto conta com o apoio da Epagri e da Secretaria de Agricultura a qual disponibilizou implementos para auxiliar nos trabalhos e a cada safra, novas inovações cercam as lavouras de morangos, a exemplo está a produção no sistema semi-hidropônico, o qual promete um fruto mais firme e com produção em épocas mais fria como no inverno. Este tipo de morango está sendo produzido pelo produtor Gibrail Ribeiro da Silva, o qual já possui há oito anos a marca “Morango Laranjeiras”.
Outro projeto que está sendo implantado em Capão Alto e  rende bons resultados é na área de horticulturas. Este projeto investe no cultivo de verduras e cerca de oito famílias são beneficiadas e já iniciaram  a construção das estufas. O objetivo é produzir alimentos orgânicos e incentivar a distribuição através do PAA - Programa de Aquisição de Alimentos, os quais são distribuídos na merenda escolar.
Segundo o diretor de Pecuária e Meio Ambiente, Kleiton Lopes, a intenção é ampliar este projeto para outras comunidades e incentivar a produção de alimentos orgânicos, buscando uma alimentação mais saudável.
Outro projeto é o incentivo à piscicultura, sendo a construção de pequenos tanques. Hoje são cerca de quinze produtores  na comunidade de Santo Antônio do Pelotas e através da Secretaria de Agricultura que faz a ligação na compra dos alevinos. Junto  a este projeto a implantação do alho irrigado também é uma realidade no município, que começa a apresentar os primeiros resultados.
A Secretaria de Agricultura conta com maquinários próprios para atender os produtores e atualmente estão trabalhando  na distribuição de calcário e adubação das lavouras para pastagens.
 
Abdon Batista é contemplado com o Projeto ?Atletas do Futuro? Anterior

Abdon Batista é contemplado com o Projeto ?Atletas do Futuro?

Celso Ramos é contemplado com PVE no ano de 2015 Próximo

Celso Ramos é contemplado com PVE no ano de 2015

Deixe seu comentário