A participação da ADREL - Agência de Desenvolvimento da Região dos Lagos, no 1°Simpósio Catarinense sobre demandas de Infraestrutura Náutica, está gerando bons frutos para a região. O evento organizado pela ACATMAR, SEBRAE e Secretaria de Estado do Turismo, Cultura e Esporte, reuniu no mês passado, em Florianópolis, os interessados na indústria do turismo náutico em Santa Catarina, além de representantes da Secretaria de Estado e de Municípios catarinenses.
A ADREL - Agência de Desenvolvimento da Região dos Lagos foi a única do interior do Estado que apresentou projeto. Trata-se da Estruturação de Obra de Infraestrutura na Orla Fluvial no Reservatório da Barra Grande, no Rio Pelotas, no valor R$ 846.153,00. Os recursos vieram de Emenda Parlamentar do Deputado Onofre Agostini, no Ministério do Turismo, foram obtidos em parceria com o CISAMA – Consórcio Intermunicipal Serra Catarinense para instalação de píeres flutuantes e rampas para estruturação de equipamentos náuticos e de lazer nos oito municípios da Região da ADREL, que incluem Capão Alto, Campo Belo do Sul, Cerro Negro e Anita Garibaldi, em Santa Catarina e Bom Jesus, Vacaria, Esmeralda, e Pinhal da Serra, no Rio Grande do Sul.
Na sexta-feira (12), visitaram o reservatório da Barra Grande, em Capão Alto, o Presidente do Grupo de Turismo Náutico de Santa Catarina e também o Presidente da ACATMAR (Associação Náutica Catarinense para o Brasil), Leandro Mané Ferrari, o Coordenador do GT Náutico, Álvaro Ornelas, além dos empresários Bernardo Robaskewicz, diretor de pesca esportiva da ACATMAR; Sandro Potyguara Quadros, diretor do segmento de mergulho da ACATMAR Maurélio César Pereira, diretor comercial dos portais turísticos do guiasantacatarina e guiafloripa. A comitiva do litoral foi recebida pelo prefeito de Capão Alto, Luiz Carlos de Freitas, atual presidente da ADREL, o vice prefeito de Pinhal da Serra, Delmar Jaguszewsi e o secretário executivo da ADREL, César Augusto Vargas Lavoura, além de representantes de Vacaria e Pinhal da Serra.
Segundo o presidente do GT Náutico, Leandro “Mané” Ferrari, são 95 quilômetros navegáveis, com grandes chances de desenvolver a pesca esportiva, esportes náuticos e outras atividades de lazer. A ADREL foi convidada a participar do GT Náutico de SC e da ACATMAR (Associação Náutica Catarinense para o Brasil), que tem cadeira no GT Náutico brasileiro. Na segunda-feira (15) a ADREL participou, em Florianópolis, oficialmente da reunião mensal do GT, onde foi apresentado o resultado da primeira visita técnica ao reservatório da Barra Grande, despertando o interesse dos demais membros do GT Náutico. O Grupo sugeriu três projetos para região o primeiro consiste em um evento náutico, uma espécie de grande showroom náutico para demonstração do potencial da região. Os outros dois projetos se relacionam a implementação de um polo de pesca esportiva e de indústria náutica com vistas ao repovoamento de espécies nativas e qualificação de mão-de-obra.
Deixe seu comentário