Projetos desenvolvidos no município foram apresentados pessoalmente a Assis Brasil
No dia 27 de junho, o município de Esmeralda, recebeu a visita do secretário de Cultura do Estado do Rio Grande do Sul, Luís Antônio de Assis Brasil. O secretário foi recebido pela secretária municipal de educação Silvana Koning Santos e pela Diretora de Cultura, Eliane Borges Pinto.
A visita deu-se em virtude do município ser contemplado com o Projeto “Biblioteca Pública, resgatando seu papel de cultura viva na Comunidade”, previsto no Edital Do Concurso Mais Cultura/Bibliotecas Públicas Municipais do Rio Grande do Sul. O objetivo do projeto é enriquecer o acervo da Biblioteca Pública Municipal e também propiciar um ambiente mais agradável, bem como oferecer aos munícipes um melhor acesso à leitura e pesquisa. O valor recebido do Governo Estadual através da Secretaria Estadual da Cultura foi de R$ 20.000,00 sendo que o município participou com contrapartida no valor equivalente a R$ 3.500,00.
Na oportunidade foi feito um breve relato ao Secretário Assis Brasil das atividades Culturais que estão sendo desenvolvidas no Município, entre elas o “Raízes de Esmeralda e Pinhal da Serra, e a Iª Cavalgada Entre Memoriais.” Foi explanado que a administração municipal tem como meta construir a casa da Cultura, e está trabalhando na organização do Sistema Municipal de Cultura, o chamado “CPF da Cultura” que é a criação do Conselho, Plano e Fundo de Cultura. Assis Brasil ressaltou a importância deste trabalho frisando que a partir do próximo ano esta é uma exigência legal a todos os municípios, sendo condição básica para a habilitação na liberação de recursos para projetos, e através deste se estabelece um cenário político que assegure ações continuadas com ampla participação da sociedade civil de forma planejada e institucionalizada.
A administração municipal em nome da Secretaria Municipal de Educação e Cultura agradece a visita e o apoio recebido do Secretário Estadual de Cultura bem como, de todos os funcionários que se dedicaram a este projeto.
Deixe seu comentário