Premiação ?Município Sustentável 2014? foi entregue pela Fecam e Abdon Batista foi o melhor em Gestão de Finanças Públicas em todo o estado
O prêmio foi entregue pela Federação Catarinense de Municípios – Fecam, na quarta-feira (12), em Florianópolis durante a apresentação dos ganhadores do Prêmio Município Sustentável 2014. Abdon Batista recebeu a nota máxima no Índice de Finanças Públicas, sendo este, um reconhecimento ao bom trabalho desempenhado no ano de 2013.
Representou o município o assessor especial de Gabinete da prefeitura, José Zanchett Corrêa, nesta que foi a primeira edição do prêmio e contou com o apoio e parceria das 21 Associações de Municípios de Santa Catarina.
O então prefeito na época Lucimar Salmória, destacou que este prêmio foi uma conquista coletiva. “Foi um esforço de todos somados à administração. Temos que partilhar o sucesso desse prêmio com todos os colaboradores. Isso demonstra que no ano que estivemos à frente do município os resultados foram positivos e o município foi reconhecido”, enfatizou Lucimar.
Esta premiação tem por objetivo valorizar os municípios que possuem os melhores indicadores, incentivando a cultura do planejamento, monitoramento e da formulação de políticas públicas baseadas nas informações estruturadas que integram o sistema. Visa ainda estimular os municípios a elevarem o nível dos seus indicadores, possibilitando que ao longo dos anos haja o avanço no desenvolvimento sustentável municipal.
O prêmio é dividido em quatro categorias, nas quais são considerados os municípios destaques nos índices estadual, geral, regional e nas políticas públicas (dimensões sociocultural, econômica, ambiental, político-institucional, educação, saúde, cultura, habitação, participação social, gestão pública e finanças públicas). No total foram entregues 42 troféus.
Na categoria de políticas públicas os municípios vencedores em cada área foram: Índice Dimensão Sociocultural, Pomerode (0,853); Índice Dimensão Econômica, Araquari (0,877); Índice Dimensão Ambiental, Balneário Camboriú (0.953); Índice Dimensão Político-Institucional, Rio do Sul (0,839); Índice da Educação, Pomerode (0,964); Índice da Saúde, Nova Veneza (0,867); Índice da Cultura, Jaraguá (1,00), e Lages (1,00); Índice da Habitação, Peritiba (0,936); Índice da Participação Social, Braço do Norte (0,879); Índice da Gestão Pública, Gaspar (1,000) e Índice das Finanças Públicas, Abdon Batista (1,000).
Concorreram os 293 municípios do Estado de Santa Catarina que possuem dados disponíveis para apuração do IDMS 2014.
Lucimar segue afastado do cargo
Passaram-se sessenta dias desde que Lucimar Salmória foi afastado do cargo de prefeito municipal de Abdon Batista. Lucimar foi afastado pelo Ministério Público sob acusações de participação de supostas fraudes em licitações com empresas responsáveis por perfurações de poços artesianos. Ele está convicto que a justiça será feita. “Tenho plena convicção de que não devo nada e em curto espaço de tempo a justiça será feita e será devolvido o cargo que me foi outorgado pelo povo”, enfatizou.
Vale ressaltar que os fatos que afastaram Lucimar do cargo de prefeito referem-se a gestão anterior a sua, da qual ele era vice-prefeito e não tinha nenhuma função administrativa.
Deixe seu comentário