Lages recebe nesta semana mais uma edição do Programa Alesc Itinerante
UHE Garibaldi mais próxima da geração de energia
A construção da Usina Hidrelétrica Garibaldi, localizada no Rio Canoas, está em sua fase final, uma das etapas mais importantes da obra: o enchimento do reservatório.
O procedimento é um marco importante na implantação da usina, que deve acionar as turbinas e iniciar a sua operação em setembro, acrescentando mais 191,9 MW ao sistema elétrico brasileiro.
A Triunfo Rio Canoas fechou, na última quinta-feira (11), as comportas da barragem da Usina Hidrelétrica Garibaldi. O procedimento deu início à formação do lago da usina, que deverá estar completamente formado até o final deste mês. A partir daí, serão realizados os primeiros testes com água nas turbinas para que em setembro a UHE Garibaldi inicie definitivamente a geração de energia elétrica. Depois de concluída, a usina terá capacidade de gerar energia suficiente para abastecer uma cidade com cerca de 500 mil pessoas.
Segurança e Meio Ambiente
Os órgãos públicos da região foram notificados do período de enchimento do reservatório.
Antigas estradas foram sinalizadas para garantir a segurança da população da área de influência do empreendimento. Desde o início do enchimento, a Rio Canoas Energia conta com mais de 200 profissionais envolvidos nos trabalhos de salvamento dos peixes e animais terrestres para áreas seguras nas imediações da Usina Hidrelétrica Garibaldi.
As atividades de resgate da fauna ocorrem preferencialmente de forma a dispersar os animais que se encontram em situação de risco e, quando necessário, há captura dos indivíduos ou coleta para o Centro de Triagem localizado no canteiro de obras.
A equipe é composta por biólogos que vistoriam toda a área do lago em formação com barcos margeando e checando as ilhas que estão sendo inundadas. Como procedimento padrão para o fechamento das comportas, mergulhadores realizaram vistoria para verificação de limpeza e segurança e a existência de resíduos que pudessem prejudicar e obstruir o fechamento.
Além das atividades de resgate da fauna, também é realizado o monitoramento da qualidade da água e das margens do reservatório por profissionais qualificados. A Triunfo Rio Canoas continuará com o desenvolvimento das ações ambientais e permanece à disposição da comunidade.
Deixe seu comentário