logo RCN

Por que ter uma alimentação saudável?

O Dia Mundial da Alimentação é comemorado em dia 16 de outubro em diversas partes do mundo. A data foi implementada para alertar sobre a importância da alimentação saudável, acessível e de qualidade, chamada de "Segurança Alimentar e Nutricional". Também foca nos problemas sociais associados a ela, por exemplo, a fome, a desnutrição, a pobreza, dentre outros.

Se alimentar de forma saudável é um desafio para a maioria das pessoas, mas são muitos os benefícios para a saúde e bem-estar, como explica a nutricionista Tainara de Oliveira, de Anita Garibaldi, que é graduada pela Universidade Regional de Blumenau e cursa pós-graduação em Nutrição clínica e esportiva pela Faculdade Unyleia.

Ela responde a alguns questionamentos e dúvidas no que se refere à alimentação. 


Os riscos que uma alimentação desregrada oferece a saúde

A falta de atenção e o cuidado com alimentação estão associados ao surgimento de diversos problemas de saúde, os mais comuns são obesidade, uma maior predisposição ao desenvolvimento de diabetes, hipertensão, problemas cardíacos e até mesmo o câncer.


Alimentos inclusos numa alimentação saudável

Para se ter uma alimentação saudável recomenda-se basicamente excluir aqueles alimentos ricos em açúcares, gorduras, farinhas brancas e sódio, os alimentos processados, esses alimentos são altamente calóricos e não trazem saciedade, fazendo com que você coma uma quantidade muito maior do que se fosse um alimento saudável e consequentemente levam ao aumento do peso e dos demais problemas de saúde já citados, são o que chamamos de calorias vazias, não trazem benefícios algum ao organismo muito pelo contrário.

A alimentação saudável é aquela que fornece ao nosso organismo todos os nutrientes necessários para o seu bom funcionamento, sendo assim, de uma maneira mais generalizada seriam basicamente frutas, legumes, verduras, tubérculos, leguminosas como os feijões, lentilha, grão de bico, cereais integrais, carnes magras e ovos, leite e derivados.


Importância de aliar alimentação e exercícios físicos

Tanto uma alimentação equilibrada quanto a prática regular de exercícios físicos trazem inúmeros benefícios para a saúde por si só, quando associados os ganhos são muito maiores e perceptíveis. Através da alimentação digamos que podemos dar um primeiro "estímulo" o que já vai trazer muitos resultados, mas sem o exercício físico seria um processo muito mais demorado.


Alimentar-se de forma saudável também diz respeito a fazer mais refeições durante o dia?

Não necessariamente, varia muito de cada pessoa e de como é sua rotina e de quantas refeições ela faz ao longo do dia, é bem comum encontrar pessoas que fazem de três a quatro refeições ao dia, nesse caso sim. Ficar longos períodos em jejum pode gerar certo estresse ao nosso corpo e quando nos alimentamos novamente, por estarmos a um bom tempo sem comer, acabamos comendo muito mais do que deveríamos. Poderíamos dizer de maneira geral que seis refeições diárias já seriam adequadas.


Os benefícios de se alimentar de modo saudável

Os benefícios são imensos, além de prevenir diversos problemas de saúde, a alimentação saudável vai fortalecer o sistema imunológico, vai dar mais energia e disposição no dia a dia, consequentemente melhorar o humor, o sono, a pele, o cabelo, ajuda na perda de peso e manutenção do peso adequado.


Estar bem ou não psicologicamente influencia na forma de se alimentar?

Com toda certeza, por isso é tão importante o acompanhamento multiprofissional. A alimentação está relacionada com a maneira que nosso organismo funciona, é aquela velha história "nós somos o que comemos" se nos alimentamos de maneira saudável estaremos oferecendo ao nosso organismo nutrientes de boa qualidade e com isso ele trabalhará melhor, se não temos uma alimentação de boa qualidade consequentemente nosso corpo também não funcionará da melhor forma.


Perguntamos aos nossos leitores/internautas:


Diante do resultado dos 90 participantes, a dificuldade em aderir aos novos hábitos alimentares recebeu mais votos. A nutricionista Tainara explica que isso pode ser muito comum, principalmente quando não se tem um acompanhamento profissional adequado, pois todo novo comportamento requer vencer muitas barreiras até que realmente se torne parte da rotina. 

Justamente a rotina agitada entre o trabalho, família, casa e demais afazeres, é um dos desafios para alimentar-se corretamente, exigindo dedicação de tempo e atenção para cuidar desse bem tão precioso, que é a saúde. 

Em Santa Catarina, 59% dos adolescentes consomem produtos industrializados Anterior

Em Santa Catarina, 59% dos adolescentes consomem produtos industrializados

O que é automedicação? Próximo

O que é automedicação?

Deixe seu comentário