logo RCN
Janeiro Branco

Como está a sua saúde mental?

O mês de janeiro é dedicado aos cuidados com a saúde mental e para falar sobre esse tema que é importante e necessário, principalmente nesse período ainda pós pandemia e com a correria dos dias atuais, em que cada vez mais as pessoas acreditam ter menos tempo e mais responsabilidades, o jornal Correio dos Lagos conversou com o psicólogo Renato Gehrke Junior.
Renato é formado há seis anos, tem 31 anos de idade e trabalha atualmente no CRAS Lucia Ap. Mocelin, no município de Cerro Negro.

Correio dos Lagos – Porque Janeiro Branco?
Renato Gehrke Junior - A cor branca está relacionada a uma folha em branco, mostrando que sempre podemos escrever uma nova história em nossas vidas, e foi escolhido o mês de Janeiro pois é o início de um novo ano, podendo assim, fazer um novo capítulo em nossas vidas.

Correio dos Lagos - Como profissional da psicologia, como você avalia a situação da saúde mental da população nos dias atuais, devido ao uso das telas, a pandemia e a correria do dia a dia?
Renato - Estamos vivendo uma época muito delicada em relação a saúde mental, onde a vida das pessoas está em constante correria, o uso do celular e computador vem trazendo inúmeras expectativas para a vida pessoal de muitos, e esse período pós pandemia onde todos tiveram que reinventar novas maneiras de trabalhar e viver, tudo isso afetou psicologicamente. Digo isso porque ouvimos pessoas o tempo todo reclamado que não tem tempo para nada, que a vida está corrida, que preferem deixar seus filhos no celular do que realizar uma atividade junto, e isso acaba abalando o desenvolvimento afetivo e cognitivo das crianças, prejudicando seu desenvolvimento. O uso do celular apesar de ser algo que aproximou muitas pessoas, também fez com que as pessoas criassem muitas expectativas em certas situações de suas vidas, e quando não conseguem atingir essas expectativas, acabam tendo grandes frustrações. Eu sempre comento com as pessoas, dificilmente você irá ver alguém postar que teve um dia ruim, ou publicar uma foto chorando nas redes sociais, então imagina uma pessoa que não teve um dia agradável, chegar em casa no final do dia, abrir suas redes sociais e só ver pessoas se divertindo e sorrindo, obviamente ela pensará que apenas a vida dela está dando errado, e se sua saúde mental não estiver em boas condições, com certeza isso afetará negativamente. Todos temos dias ruins, mas dificilmente iremos mostrar as outras pessoas isso. O uso dos eletrônicos também está afetando diretamente na vida das nossas crianças e adolescentes, ocasionando irritabilidade, agitação e principalmente a ansiedade. Ainda estamos passando pelo período pós pandemia, período onde as pessoas tiveram que reinventar maneiras para sobreviver, foram 3 anos vivendo em isolamento social e isso teve um efeito negativo na vida de muitos, nesse período pós pandemia já escutei muitas pessoas dizendo que não sabem mais socializar, que preferem ficar em casa. Tudo isso são grandes fatores para o desgaste emocional, ocasionando ansiedade, depressão, crises de pânico e outros transtornos psicológicos.

Correio dos Lagos – Que dicas você daria para as pessoas cuidarem da sua saúde mental?
Renato - Tenha uma rotina de vida a ponto de proporcionar uma sensação de estabilidade e previsibilidade, incluindo regular horários de dormir, acordar, alimentação, trabalho e atividade física.
Pratique atividade física regularmente, pois reduz o estresse, melhora o humor e aumenta ainda mais seus níveis de energia, essas atividades podem ser desde uma caminhada até um esporte de alto nível.
Manter uma boa alimentação e uma ótima noite de sono é muito importante para a sua saúde mental. Pratique também exercícios de gestão do estresse como meditação, técnicas de relaxamento, yoga e outros.
Cultive relacionamentos saudáveis, é muito importante avaliar quem são as pessoas com quem você se relaciona no dia a dia, observe o comportamento dessas pessoas e veja se é isso que você quer para sua vida, como está tendo um convívio diariamente com elas, possivelmente você irá fazer a mesma coisa que elas.
Tire tempo para o seu lazer, faça algo que você goste algumas vezes na semana, esses hobbies trazem bons resultados para sua saúde mental, e por último e mais importante, quando perceber que está ficando agitado, que não suporta mais socializar e estiver com desgaste psicológico, procure ajuda profissional como psicólogo ou psiquiatra o mais rápido possível, quanto antes procurar ajuda, menos será afetado sua saúde psicológica.

Governo federal fecha o ano com déficit de R$ 230,54 bilhões, o 2º pior da história Anterior

Governo federal fecha o ano com déficit de R$ 230,54 bilhões, o 2º pior da história

Praça da Cacimba é reinaugurada em Campo Belo do Sul Próximo

Praça da Cacimba é reinaugurada em Campo Belo do Sul

Deixe seu comentário