O trabalho árduo e silencioso dos agricultores coloca SC em posição de destaque na produção agrícola nacional e faz do nosso Estado uma referência.
Este mês é especial para a agricultura. Em julho, temos três datas que homenageiam os trabalhadores rurais: nos dias 24, 25 e 28, respectivamente, institui-se o dia do suinocultor, do colono e do agricultor. Datas que valorizam esses homens, mulheres e jovens que vivem no campo e dedicam seus dias ao cultivo da terra e à criação de animais.
Cerca de um milhão de catarinenses vivem no meio rural, aproximadamente 17% da população estadual, construindo suas vidas em meio às dificuldades, às intempéries e desafios econômicos.
O trabalho árduo e silencioso dos agricultores coloca SC em posição de destaque na produção agrícola nacional e faz do nosso Estado uma referência no agronegócio.
Graças aos trabalhadores rurais somos os maiores produtores de alho, cebola, maçã, fumo e carne suína; além disso, estamos entre os três maiores produtores de arroz, carne de frango, banana e trigo.
Neste mês também começaram as exportações de carne suína catarinense para o Japão – a terceira maior economia do mundo -, uma importante conquista para o Estado.
Foi um trabalho árduo do governo do Estado, do governo federal, da embaixada brasileira no Japão, Compainha Integrada de Desenvolvimento Agrícola de SC (Cidasc), Instituto Catarinense de Sanidade agropecuária (Icasa), entre outros, que garantiram essa conquista.
Santa Catarina consegue abrigar a Serra e o Litoral, unir os imigrantes dos mais diferentes povos e equilibrar com maestria as diversidades econômicas e culturais de suas regiões. Nessa miscelânea de paisagens, sotaques e costumes; encontramos pessoas que trabalham incansavelmente para o desenvolvimento da agricultura e pecuária: os agricultores.
Referência:
RODRIGUES, João. Mês em que se comemora a agricultura. Diário Catarinense. Florianópolis, 15 de julho de 2013.
Deixe seu comentário