Ação voluntária aconteceu em Anita Garibaldi reuniu idosos de quatro municípios da Região dos Lagos
O dia do Bem-Fazer foi criado em 2009 com o objetivo de celebrar os setenta anos do Grupo Camargo Corrêa, tornando-se um evento anual de cidadania e solidariedade, no qual ações voluntárias em prol das comunidades onde vivem são realizadas simultaneamente em diversos municípios do país no terceiro domingo do mês de agosto. A ação, assim, não aconteceu somente em Anita Garibaldi, mas em todas as cidades onde a Camargo Corrêa possui unidades em trabalho.
A iniciativa faz parte do Programa Ideal Voluntário, do Instituto Camargo Corrêa, que estimula o trabalho voluntário de seus profissionais. O dia do Bem-Fazer e sua mobilização são exemplos de como a união de esforços, a alegria, o entusiasmo e a solidariedade podem ter uma força transformadora.
O Grupo de Ação Ideal Voluntário (GAIV) é que realiza as ações, organizando o encontro e outras atividades desenvolvidas. Em Anita Garibaldi, esse grupo é composto por pessoas da Usina Barra Grande. Os membros do GAIV ainda podem convidar outras pessoas da comunidade para se juntarem a eles, entre eles representantes de outras empresas da região.
A ação é realizada com qualquer grupo social, e em Anita foi feita com os idosos do Conviver Santa Ana, instituição contemplada com os repasses da Camargo Corrêa para a realização do encontro do qual também participaram idosos de Cerro Negro, Pinhal da Serra e Campo Belo do Sul.
Durante a ação, uma palestra foi promovida pela Emater de Pinhal da Serra, com um tema motivacional e que tratou dos principais objetivos do evento. O suco de butiá produzido em Pinhal foi servido aos participantes.
De acordo com Cleonice Godoy, integrante do GAIV, a ação vale a pena. “Esse foi um evento que proporcionou muitas horas de descontração entre moradores dos municípios que participaram. Também foi muito gratificante, pois muitas pessoas elogiaram o encontro e a alegria estava estampada no rosto de cada participante”, disse ela.
Luiza Weber, uma das participantes do grupo de idosos Raio de Luz, de Pinhal da Serra, confirma o que foi dito por Cleonice. “Esse é um gesto muito importante para nós. É a primeira vez que participo, mas sempre vou querer participar”, disse Luiza, que veio com outras quinze pessoas de seu município.
O grupo da melhor idade do CRAS cerro-negrense veio com 31 participantes. “É muito importante essa valorização do nosso idoso. Participar desse evento fortalece os vínculos com as pessoas dos outros municípios”, disse Regina Bräscher Vieira, coordenadora do CRAS.
Lausina Pucci e Janete Oliveira Santos, coordenadoras do grupo de idosos Bem Viver, de Campo Belo do Sul, falaram da importância deste evento para a integração da região. Elas disseram que os idosos sentem alegria em poder sair do município, mesmo sendo perto. Todos os trinta participantes do grupo que vieram estavam muito empolgados.
Antônio Juvenil Amorim, representante do grupo de idosos de Anita Garibaldi, disse que esse evento foi excelente. “Tomara que aconteça novamente. Todos que participaram e ajudaram merecem elogios pelo trabalho. O nosso grupo está muito feliz em participar, ainda mais com a presença de outros municípios”, disse Antônio.
O prefeito anitense, Ivonir Fernandes, ajudou a alegrar o evento tocando algumas músicas com seu violão. “Só temos a agradecer o apoio das empresas, para a realização desse evento, e a presença de todos que vieram participar. Uma ação assim é muito importante para as pessoas, especialmente às pessoas com mais idade, que precisam de um espaço e de gente que organize e que faça esse tipo de evento acontecer”, disse o prefeito.
O evento que aconteceu em Anita Garibaldi também contou com o apoio da Baesa, Águia Supermercado e Panificadora, Disbesuppi, Mercado Preço Bom, Madeireira Peterle, Mercado Pacheco, Mercado Menegazzo, Floricultura Anna Karoline, Mercado Ramos, Padaria Santa Bárbara, Supermercado Frescki, Supermercado Mattos, Gráfica Ambrosio, Duarte Motores, Jornal Correio dos Lagos, Supermercado Central, Volpato e Emater de Pinhal da Serra.
Deixe seu comentário