Eis o tipo de corte na luz que todo mundo gosta: o corte no valor
De acordo com o governo, a queda do IPI serve para incentivar o consumo e a economia. Com relação a queda na tarifa de luz, pode-se dizer que é para incentivar o bom senso mesmo, uma vez que o Brasil é um dos países onde o valor da energia elétrica é o mais alto, talvez para não acompanhar o valor dos demais tributos, afinal o país é famoso pelo preço e arrecadação de impostos.
Agora, a presidente Dilma Rousseff anunciou aquele que já está sendo chamada de “a maior redução do custo da energia elétrica da história”. Segundo o governo, a redução da conta de energia elétrica terá índices diferentes. Nas casas, a queda será de até 16,2%; no comércio, cerca de 20%, e na indústria, até 28%.
Para fazer esse corte, o governo vai abrir mão de alguns impostos, que hoje pesam na conta de luz, e vai abrir uma negociação com as empresas do setor. Geradoras, transmissoras e distribuidoras de energia que quiserem vão poder renovar antes do prazo as concessões que tem hoje. Mas serão obrigadas a reduzir a tarifa e a garantir um serviço de melhor qualidade. As negociações serão concluídas em fevereiro do ano que vem, mas desde já a presidente afirma que, “essa renovação permitirá, pela primeira vez na história do setor elétrico, retorno para o consumidor dos investimentos que foram financiados por ele. Ele terá redução da tarifa de energia elétrica”.
Deixe seu comentário