logo RCN

A educação e o leão

 Felizmente, o Brasil finalmente acordou para a existência de uma forte relação entre o nível de escolaridade, a produtividade e a renda de um país.

A pesquisa Competitividade 2013, da confederação Nacional da indústria (CNI), apontou que, na comparação dos outros 14 países, selecionados de acordo com as características econômica-sociais e/ou com a participação no mercado, a produtividade do trabalho no Brasil só é superior à da China e da Índia. Estamos atrás da África do Sul, Argentina, Austrália, Canadá, Chile, Colômbia, Coreia do Sul, Espanha, México, Polônia, Rússia e Turquia. Felizmente, o Brasil finalmente acordou para a existência de uma forte relação entre o nível de escolaridade, a produtividade e a renda de um país. 
Se há uma unanimidade nacional, que coloca no mesmo barco governo e sociedade, partidos da base e oposição, essa unanimidade passou a ser causa da educação. Nem sempre foi assim. Ainda que sempre fosse importante, a educação não era prioritária nem programa de Estado, quando muito programa de um ou outro governo e, muitas vezes, mais problema do que programa. 
É surpreendente o fato de que os governos continuem tributando ferozmente o material escolar. Segundo o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário, os impostos podem representar quase a metade do valor do seu preço. Uma caneta, por exemplo, é  onerada em mais de  47%, a régua em 45% a borracha em 43%, e o lápis em 35%. Dá para acreditar? Poucos mais da metade vai para os cofres do governo federal e o restante fica para os Estados.
Muitas ações ainda são necessárias para que a prioridade conferida à educação finalmente chegue ao mundo real. Desonerar de tributos federais e estaduais os materiais escolares essenciais para um bom aprendizado certamente é uma delas. Enquanto isso não acontece, o “leão” come no almoço as boas intenções do governo e ainda avança no salário dos pais de família, que chegam a dormir em manilhas e ao relento para assegurar vagas para seus filho em escolas públicas. 
 
Referência:
CÔRTE, Glauco José. A educação e o leão. Diário Catarinense, Florianópolis, 13 de janeiro de 2014.  
 
Anterior

A educação e o leão

Cuidados com o Gás de Cozinha Próximo

Cuidados com o Gás de Cozinha

Deixe seu comentário