logo RCN

A ETAU desenvolve atividades de Educação Ambiental e Comunicação Social

A Empresa de Transmissão do Alto Uruguai S.A. - ETAU mantem ações anuais voltadas à Educação Ambiental e à Comunicação Social na área de abrangência da Linha de Transmissão Campos Novos - Santa Marta, 230 kV (LT), Subestações (SE's) de Campos Novos, localizada no município de Campos Novos (SC), de Barra Grande, em Anita Garibaldi (SC), de Lagoa Vermelha, em Lagoa Vermelha (RS) e de Santa Marta, em Passo Fundo (RS).

Em consonância com a preservação da LT, SE's e o meio ambiente, a ETAU vem contribuindo de forma inovadora com a melhoria da qualidade de vida das comunidades do entorno de suas instalações.

Devido ao Coronavírus (COVID-19), a ETAU adota medidas para que as informações transmitidas através das palestras e campanhas de Comunicação Social e Educação Ambiental cheguem a todos de forma segura, obedecendo os protocolos de segurança, com o uso de máscaras, álcool em gel e mantendo o distanciamento social.

A escola tem papel fundamental na formação de cidadãos éticos e conscientes, que saibam preservar o espaço onde vivem e assim, conviverem em harmonia com a natureza e os empreendimentos do setor elétrico. Com essa perspectiva foram ministradas palestras em algumas escolas por onde a LT passa, sendo estas a escola Núcleo Municipal de Ensino Básico Santo Antônio, em Celso Ramos (SC), Escola Isolada de Ensino Fundamental Encruzilhada, em Campos Novos (SC) e a Escola Municipal de Educação Básica Diógenes Euclides da Cunha, em Lagoa Vermelha (RS).

Durante as palestras e contato com à comunidade são citados exemplos de como o lixo orgânico pode ser reutilizado e como reduzir o consumo dos materiais plásticos, responsáveis pela mortandade de diversos animais. Também é destacado que a inclusão social é uma ferramenta importante que visa atuar na garantia de direitos a todos os cidadãos e que a inclusão social nas escolas e comunidades visa eliminar o preconceito e a discriminação, independentemente de raça, limitações físicas, gênero, etc.

A comunidade abrangida está recebendo gibis, calendários e máscaras e além dos temas citados acima, destaca-se a proibição e o perigo das queimadas, pois fazer queimada é crime e essa prática não pode ser exercida na faixa de segurança da LT, que é de 40 metros, sendo 20 metros para cada lado do eixo central da LT e mais 15 metros para cada lado, fora da faixa de segurança conforme estipulado pelo Decreto Federal 2.661 de 1998. Para reforçar os riscos das queimadas, anualmente é veiculado em rádios de abrangência regional, uma música (jingle) abordando esse tema.

Ainda é informado que não são permitidas construções na faixa de segurança da LT e nas proximidades das SE's, como saleiros para o gado, estufas de fumo, galpões, casas, entre outros. É alertada a proibição do plantio de cana-de-açúcar nessas áreas, como também o plantio de espécies vegetais de porte alto nas proximidades do empreendimento, tais como pinus elliotti e eucaliptos.

Também é enfatizado que as cercas de arame localizadas na faixa de segurança ou próximas a ela, necessitam de aterramento e seccionamento e que as placas de alerta instaladas nas torres, jamais devem ser danificadas ou removidas, pois informam quanto aos cuidados que devem ser tomados com as estruturas da LT, não sendo permitida a retirada de peças das estruturas das torres.

Vamos preservar a vida, o meio ambiente, as Linhas de Transmissão e as Subestações!


Definida a premiação do Concurso Natal Magia das Luzes de Anita Garibaldi Anterior

Definida a premiação do Concurso Natal Magia das Luzes de Anita Garibaldi

Estado libera R$ 9 milhões para aquisição de usina de asfalto Próximo

Estado libera R$ 9 milhões para aquisição de usina de asfalto

Deixe seu comentário