A primeira oportunidade foi dada aos estudantes e agora é a vez das famílias desenvolverem a leitura e incentivarem a educação.
A leitura e a contribuição para a melhoria da educação são os pontos em destaque do projeto Parceria Votorantim pela Educação - PVE, realizado pelo Instituto Votorantim com apoio da Baesa e Secretaria de Educação do município de Anita Garibaldi.
O projeto, que iniciou no mês de maio, é o único realizado no estado catarinense. Dividido em quatro ciclos, voluntários de diferentes áreas do município participam dos encontros a fim de promover a educação e a leitura. O primeiro ciclo resultou no envolvimento de estudantes diretamente com o projeto através do concurso Tempos de Escola que tem por objetivo envolver estudantes na elaboração de redações voltadas à educação. No município também foi realizada uma ação na praça central envolvendo mais de 1.500 pessoas.
De acordo com a diretora do Instituto Votorantim, Célia Picon, o projeto se destaca por atuar tanto no campo da demanda quanto no da oferta de educação. “De um lado, apoiamos os gestores públicos e escolares para que possam oferecer uma educação de qualidade para a população. Por outro lado, trabalhamos com as famílias, alunos e comunidades para reforçar o valor social da educação. A qualidade na educação resulta do engajamento, do compromisso e do equilíbrio entre a oferta e a demanda”, completou.
Na terça-feira (28) aconteceu o lançamento do 2º ciclo do projeto, o qual tem por objetivo motivar as famílias para que incentivem a leitura no âmbito familiar, envolvendo a todos, principalmente as crianças.
Neste 2º ciclo o envolvimento será direcionado as famílias residentes no interior do município. Uma caravana será organizada a fim de mobilizar e chamar a atenção das famílias para a importância da leitura no âmbito familiar.
Durante o encontro, muitas ideias surgiram e a caravana para levar a leitura e o conhecimento às famílias do interior motivou a todos os voluntários. Com o slogam “Caravana da Leitura: promovendo conhecimento e cultura às famílias”, o grupo pretende envolver o maior número de pessoas possíveis nos encontros que serão divididos nos oito setores do município e incluirão sessão de cinema, contação de histórias, apresentação de artistas locais, biblioteca itinerante e a entrega do almanaque da família, o qual inclui atividades que englobam toda a família na solução dos enigmas e problemas apresentados .
O PVE atinge hoje todas as regiões do país, tendo se certificado como Tecnologia Social pela Fundação Banco do Brasil; considerado uma boa prática pela iniciativa Benchmarking em Investimento Social Corporativo - BISC, e elogiado pelo Ministério da Educação por sua metodologia.
Fonte: Instituto Votorantim
Blogeducação.org.br
Deixe seu comentário