Lages recebe nesta semana mais uma edição do Programa Alesc Itinerante
A importância de um sorriso
Os cuidados com a boca e os dentes devem ocorrer desde os primeiros meses de vida, quando surgem os primeiros dentes e deve seguir ao longo da vida. A principal maneira de prevenir a formação de cáries, entre outras doenças, é a escovação que precisa ocorrer no mínimo três vezes ao dia.
Vários pacientes com diferentes idades são recebidos para tratamento dentário na Unidade Básica de Saúde Célio Gomes, localizada no bairro Copercampos em Anita Garibaldi, porém um paciente em especial chamou a atenção da dentista Taína Cavalli que atua na unidade a cerca de cinco meses.
Bruno Gracietti Fernandes tem 16 anos, é morador do bairro Borges e chegou até a Unidade de Saúde com os dentes superiores da frente praticamente todos danificados. Bruno conta que desde pequeno não tinha o hábito da escovação e sempre comeu muito doce. Ele chegou a buscar ajuda, mas o tratamento realizado não foi de qualidade, acredita ele, pois, aos poucos, o tratamento que havia feito foi caindo e começou a sentir dor, porém ficou assim por um período de um ano e meio. "Os problemas começaram a surgir quando eu tinha uns 10 anos, mas sempre fui deixando. Com o passar dos anos comecei a me sentir ruim, com vergonha, não ia a muitos lugares com meus pais, quando fazia fotos era de boca fechada. Aí me acordei e vim buscar ajuda", comentou.
Praticamente todo o tratamento e atendimento, que durou cerca de três meses, foi realizado na Unidade de Saúde. "Quando o Bruno chegou fiquei impressionada e ao mesmo tempo buscando entender como um menino de 16 anos conseguiu deixar chegar na situação em que estava. Com muita calma fomos avaliando e devido a Unidade de Saúde não oferecer o tratamento de canal, a opção que tivemos foi extrair sete dentes e colocar uma prótese móvel. Aos poucos fomos vendo a evolução do caso do Bruno. Quando ele chegou aqui já trocou a escova, creme dental, passou a usar fio dental e percebi que ele compreendeu a importância de cuidar da boca e dos dentes", enfatiza a dentista Taína.
No tratamento do Bruno só não foram realizados o clareamento e a confecção da prótese na Unidade de Saúde, o restante foi feito tudo pelo SUS. A prótese foi necessária somente na parte superior, porém os dentes inferiores passaram por restauração.
"A prevenção deve iniciar desde pequeno, tenho observado muitas crianças e adolescentes com problemas dentários nesses cinco meses em que estou trabalhando aqui na unidade. A atenção deve ser redobrada pelos pais, principalmente neste período em que os filhos estão em casa devido à pandemia. O caso do Bruno me chamou muito a atenção pela idade dele e a situação dos dentes. Quero lembrar, principalmente os pais, que doces e antibióticos não estragam os dentes, o que estraga é a falta de escovação", destaca Taína enfatizando, também, a alegria em poder ajudar o Bruno a voltar a sorrir.
Na Unidade de Saúde Célio Gomes são realizados atendimentos de restauração, extração, emergências, profilaxia básica, orientação em saúde bucal, a qual, segundo Taína, deveria ser realizada nas escolas também.
Bruno, agora com o sorriso no rosto, destaca que o atendimento foi muito bom. "A equipe é muito educada, a Dra. Taína tem muita paciência e só tenho que agradecer pelo atendimento 100% realizado. Essa minha experiência mostrou que os dentes fazem parte do nosso corpo e aprendi que tenho que cuidar e escovar", finaliza.
Os atendimentos na Unidade Básica de Saúde Célio Gomes podem ser agendados das 8h às 12h e das 13h30 às 17h pelo fone (49) 99808-3543.
Deixe seu comentário