Administração municipal cancela a 1ª Expo Anita e 8ª Festa do Migrante
Abdon: Abelha é inocentado no TJ/SC
Há 12 anos, nas urgências para reparos de bombas de poços artesianos a partir de um decreto de emergência em função da estiagem que assolava o Estado, foi realizado procedimento de dispensa de licitação para os serviços em Abdon Batista. O tempo passou, Luiz Antônio Zanchett (Abelha) deixou o cargo, mas o Ministério Público viu irregularidade nos atos. De uma ação criminal na Comarca de Anita adveio condenação ao ex-prefeito. Isso depois de 10 anos (2019). Aqui mesmo neste espaço, foi dada divulgação do desdobramento, embora o Abelha, desde o princípio afirmasse que não havia cometido ilegalidade. Tanto sua defesa recorreu da sentença para reverter a condenação.
Aquilo argumentado por Luiz Antônio Zanchett tinha fundamento. Quem entendeu nesse sentido foi o desembargador José Everaldo Silva, relator do recurso na 4.ª Câmara Criminal do TJ/SC. Entendimento, por sinal, acompanhado pelos demais julgadores da referida Câmara, dando unanimidade a favor do ex-prefeito de Abdon. "Não é possível constatar a ocorrência de prejuízo ao erário, porquanto não demonstrado que os valores apresentados seriam superfaturados ou estariam acima dos preços comumente adotados no mercado", interpretou o julgador. O desembargador José Everaldo observou ainda que "para a punição criminal da conduta imputada aos agentes, indispensável seria a comprovação de dolo específico em gerar prejuízo ao erário - o que não restou comprovado; a absolvição é medida que se impõe".
O ex-prefeito de Abdon celebrou a decisão e afirmou sempre ter acreditado na justiça. "Quando essa condenação saiu eu afirmei com segurança que acreditava que a justiça seria feita, por isso celebro essa decisão. Sempre tive a consciência tranquila porque sabia que na época, como prefeito da cidade, fiz o que deveria ter sido feito". Abelha faz referências ao período de estiagem que o fez decretar estado de emergência. "Foi com ele que tivemos o respaldo legal para contratar a empresa que consertou as bombas dos poços artesianos a garantiu o fornecimento de água para mais de 120 famílias abdonenses".
AINDA A ABSOLVIÇÃO - Essa decisão do TJ/SC veio dois anos depois da sentença condenatória da Comarca de Anita. Durante esse período, Abelha diz que sofreu uma série de ataques e foi alvo de mentiras, mas que nunca deixou de acreditar na justiça. "Muita gente usou dessa condenação em primeira instância para destruir a minha história e a minha honra, criando mentiras e espalhando boatos. Tenho uma vida dedicada ao povo de Abdon Batista. São anos de luta para garantir qualidade de vida e oportunidades ao abdonense. Fico feliz que agora posso esclarecer a todos que a justiça foi feita", finaliza o ex-prefeito.
data-filename="retriever" style="width: 25%;">
Abelha nesse registro para a urna em 2020: ?Confiança na justiça?
O QUE VEM POR AÍ - Cerro Negro é um dos cinco municípios da Serra Catarinense que está recebendo uma atenção especial do Governo Moisés. Assim como Campo Belo do Sul (e mais Bom Jardim, São Joaquim e Urupema, Cerro Negro receberá investimentos diferenciados considerando o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano). Assessor de Governo, Lucas Neves, aponta que o governador Moisés determinou que se levantasse demandas para a execução de políticas públicas que repercutissem na melhoria do IDH. "Os prefeitos estão sendo parceiros. Nesta semana alinhavamos detalhes daquilo que será implementado em cada município", cita Lucas. O prefeito Ademilson Conrado nos disse que está bastante otimista com essa atenção diferenciada que irá melhorar a qualidade de vida das pessoas.
data-filename="retriever" style="width: 50%;">
Prefeito Ademilson com colegas prefeitos, Lucas Neves e Frederick Rambusch, que atua na Casa Civil e tem a tarefa de implementar as ações nos municípios da Serra
AINDA PARA O CERRO - Além de ações voltadas à área social, especialmente a construção de moradias, Cerro Negro tem outro compromisso do Estado. Porque o município não tem um ginásio de esportes (precisando usar o da escola Otília para atividades), foi apresentado o projeto e está definida a viabilidade. "Acreditamos num aporte na ordem de R$ 1 milhão pelo Governo do Estado para Cerro Negro", cita o Assessor Lucas Neves, num tom bastante otimista.
SETEMBRO NOS LAGOS? - Todas essas ações alinhavadas e propostas aos prefeitos da Serra Catarinense poderão receber assinatura para a sequência prática. Governador Moisés deverá vir à Serra Catarinense ainda na primeira quinzena de setembro. "Poderemos ter a assinatura dessas iniciativas sacramentadas para Campo Belo do Sul e Cerro Negro. E estamos articulando ainda com a Casa Militar para uma visita do governador Moisés nas obras da estrada entre Anita Garibaldi e Celso Ramos. Vamos tentar encaixar", sinaliza Lucas Neves.
data-filename="retriever" style="width: 25%;">
Lucas com os homens fortes da Casa Civil de Moisés: Eron Giordani e Chiodelli
FINISA EM ANITA - Antes da sessão da Câmara desta semana, trocamos mensagem com o prefeito João Cidinei (PL) sobre o projeto do Finisa. Disse que acreditava na análise e aprovação nesta semana. A demora aconteceu porque vereadores de oposição quiseram dar uma olhada mais detalhada no projeto.
AINDA O FINISA - João Cidinei argumenta que, sem um empréstimo como esse pretendido, não há como viabilizar obras estruturantes como pavimentação asfáltica. Citou que a questão da capacidade de endividamento da prefeitura é algo para a instituição financeira (Caixa) avaliar. "Se os técnicos veem condições, teremos esses recursos. A parte burocrática de resolver dívidas, conseguir certidões negativas, tudo isso está certo", observou o prefeito de Anita.
data-filename="retriever" style="width: 25%;">
Prefeito garante que o município tem poder de endividamento para contrair o empréstimo da Caixa
'FALA QUE EU TE ESCUTO' - Prefeita Milena Lopes (PL) exercitou uma prática nesta semana muito importante para quem está à frente da gestão. Chamou os ocupantes de cargos comissionados para uma conversa onde falou e ouviu. Tem prefeitura, inclusive aqui na Região dos Lagos que, se duvidar, o prefeito nem conhece todos os comissionados. Vargem dá esse exemplo de gestão no diálogo!
ANITA POR ANITA - Cavalgada Farroupilha foi uma das poucas programações em Lages para marcar o bicentenário de Anita Garibaldi, a heroína dos dois mundos. Mas a cidade que leva o nome da guerreira, lá estava representada com os cavaleiros Juarez, Sapateiro, Zote, Luiz, Pedro e Paulo. Eles se integraram a outros 70 participantes para reverenciar aquela que não só dá nome a este município, mas que representa a bravura e coragem de quem lutou por estas plagas.
data-filename="retriever" style="width: 25%;">
Os seis cavaleiros de Anita na cavalgada em homenagem à heroína
Um anitense a Federal
Depois que um Menegazzo (o Henrique) por pouco não vence a eleição a prefeito de Anita ano passado, tem outro Menegazzo, sintonizadíssimo na política de olho nas urnas. Dessa feita o foco é uma das 16 vagas à Câmara dos Deputados. Com uma história de militância na política em Blumenau, onde está radicado desde o começo do século, Luiz Carlos Menegazzo recebeu convite, analisou os cenários e está firme na parada para disputar o pleito de 2022.
O anitense com formação jurídica na FURB e histórico de trabalho com o empresário Beto Baby (Bella Janela) vai para a disputa numa dobradinha com João Paulo Kleinubing. Este tentará uma vaga a Estadual e Menegazzo deverá concorrer pelo DEM a Federal. Na conversa com Menegazzo é possível confirmar o tino dele pela política. Aborda com desenvoltura a relação com as lideranças da política blumenauense e passa a impressão que concorrerá por dois motivos: ser eleito Federal e/ou contribuir com o projeto do DEM em Santa Catarina.
Se os anitenses e residentes na Região dos Lagos queriam um candidato com umbigo enterrado nestas terras para votar, eis a oportunidade com um sobrenome bem conhecido. Mais adiante, nas consolidações do projeto, a gente volta a falar sobre o anitense que quer ser o primeiro nascido nestas terras a atuar como Deputado Federal. Que tal!
style="width: 25%;" data-filename="retriever">
Menegazzo, advogado, anitense e radicado em Blumenau vai concorrer a Federal pelo DEM
Deixe seu comentário