logo RCN

Abdon Batista perdeu um filho

A quinta-feira, 28 de junho, ficará marcada para os abdonenses como uma data de lembranças, tristes pela perda de um homem que contribuiu e muito com a criação de Abdon Batista e alegres pelas lembranças que marcaram os 80 anos de vida de Santim Palavro Júnior.

 O homem que iniciou a trajetória política de Abdon Batista sendo o primeiro prefeito do município, nasceu em 24 de janeiro de 1932 na cidade de Rio Negro, estado do Paraná. Quando chegou em Abdon Batista, trabalhou na roça e com 23 anos de idade casou-se com Delfina Demeneck, com quem teve seis filhos e viveu por 58 anos enfrentando dificuldades e desafios. Os últimos meses foram de luta e sofrimento travados contra o câncer.

 
Trajetória política
 
Em 1958, com 26 anos de idade, tornou-se intendente do distrito de Abdon Batista, função que exerceu por dezoito anos consecutivos. Em 1972 elegeu-se vereador na cidade de Campos Novos em uma época em que o vereador não era remunerado pelo trabalho. Após quatro anos novamente tornou-se vereador de Campos Novos, época em que desempenhou um belo trabalho em busca de recursos e teve cários projetos aprovados.
No ano de 1989, Abdon Batista emancipou-se, passando a crescer e desenvolver-se e essa luta tinha um herói: Santim foi o grande propulsor desse fato que mudaria para sempre a história de Abdon Batista.
No ano seguinte àemancipação, Santim tornou-se o primeiro prefeito de Abdon Batista, cargo que ocupou por dois anos. Foi um período de lutas e dificuldades, e como ele sempre dizia faltava tudo, até caneta para trabalhar. A prefeitura recebeu maquinários velhos, faltava estrutura e dinheiro para administrar, contudo com a colaboração do povo abdonense e da família seguiu em frente e com muito trabalho, esforço e união realizou uma excelente administração realizando obras e adquirindo maquinário. No ano de 1997 tornou-se novamente prefeito, ficando à frente da prefeitura até o ano 2000, período em que contribuiu novamente com o desenvolvimento do município, deixando um legado de boa administração e mudando a história do município, juntamente com a esposa Delfina Demeneck, a qual contribuiu com seu conhecimento, sendo professora do município.
Em sua luta e trajetória política foram dedicamos mais de cinquenta anos, como o fundador do lendário MDB Catarinense, pois amava a liberdade, justiça e a democracia. De personalidade serena e espírito participativo, Santin nunca se afastou da vida comunitária e achou tempo para presidir o Clube União Catarinense. Foi incentivador, desportista, atleta e patrocinador de torneios esportivos.
Homem muito católico e de muita fé em Deus, todos os domingos Santin estava na missa. Após a qual, ia jogar dominó, seu esporte preferido, onde também fez muitas e eternas amizades. Conquistou várias medalhas na modalidade, disputou várias vezes jogos de dominó municipal, regional e estadual.
 
A dor da família, amigos e comunidade abdonense
 
Em meio a muitas homenagens tanto da comunidade, familiares, como de autoridades municipais e do estado, Santim despediu-se de uma forma merecedora. A câmara de vereadores foi pequena, o que demonstra o carinho e a falta que fará para todos. Ali foram realizados momentos de emoção com as demonstrações de agradecimento dos vereadores, que muito aprenderam com o jeito de governar de Santim, bem como dos colegas de grupo da Terceira Idade, do qual Santim e a esposa participavam ativamente, podendo-se dizer que foi um momento culminante com a homenagem prestada através de uma das músicas preferidas de Santim, que fazia questão de cantar durante as viagens e encontros do grupo.
A fanfarra municipal, regida pelo Maestro Telmo Gerent,  também prestou sua homenagem  e acompanhou a solenidade, executando canções religiosas, a marcha fúnebre e o Hino do Município de Abdon Batista.
Ao deixar a Câmara de vereadores o caixão com o corpo de Santim foi coberto com a bandeira do município e percorreu pelas ruas da cidade em cima do caminhão do corpo de bombeiros. Momento de emoção e despedida daquele que iniciou a trajetória política no município.
A família, sentindo a dor da perda, agradeceu aos amigos pelas mensagens de conforto, pelas visitas e flores. Agradeceu ao genro e prefeito Luiz Antônio Zanchett, ao Dr. Jarí e as enfermeiras Nair e Marta e em nome deles a todos os profissionais da equipe da Unidade de Saúde, que em todos os momentos estiveram prontos a atender, e também ao Padre Dom Ceruti pelas visitas e conforto de Deus que transmitia.
Foi uma luta enfrentada com união da família, mas o que será lembrado são os momentos alegres e a maneira divertida e descontraída que ele levava, sempre com o sorriso no rosto que contagiava a todos demonstrando uma forma valiosa de se viver deixando muitos ensinamentos por suas palavras e atitudes.
Santim Palavro Junior: i1932     2012.
Grupo da melhor idade comemorou  o São João Anterior

Grupo da melhor idade comemorou o São João

Trezentas edições comemoradas com premiação Próximo

Trezentas edições comemoradas com premiação

Deixe seu comentário