Administração municipal cancela a 1ª Expo Anita e 8ª Festa do Migrante
Ações destacam a sustentabilidade como requisito fundamental para o futuro do planeta
De 24 de setembro a 1º de outubro, a BAESA e a ENERCAN promoveram a 14ª Semana de Sustentabilidade, com diversas atrações presenciais e virtuais voltadas a ressaltar a importância da adoção de ações sustentáveis no dia a dia das pessoas, de modo a contribuir para a manutenção dos recursos naturais para as próximas gerações.
No dia 24, a programação foi aberta com a inauguração do Horto Medicinal Dona Olina, localizado na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Pinhal da Serra. No dia seguinte, foi a vez da cerimônia de premiação do projeto "Sabe o Lixo? Virou Arte!", que destacou escolas dos municípios de Anita Garibaldi, Abdon Batista, Celso Ramos e Campos Novos. As melhores apresentações teatrais e musicais receberam prêmios em dinheiro para aplicação em melhorias nas próprias unidades de ensino.
Um dos principais eventos foi a Oficina Teórica e Prática do Programa Abelhudo e a Usina Natureza, realizada nos Núcleos Escolares Della Costa e Monte Alegre, e também nas Escolas Casimiro de Abreu e Lago Azul, todas na cidade de Campo Belo do Sul. A mesma atividade aconteceu ainda no município de Capão Alto, mais precisamente nas Escolas Belisário José Luiz e Valmor Antunes dos Santos.
Outra atração da Semana de Sustentabilidade foi a solenidade de encerramento do projeto "Defesa Civil na Escola: educar para prevenir", que formou novos 40 agentes mirins, após a participação em 11 encontros ao longo de dois anos e a aprendizagem de conhecimentos em situações de perigo, como incêndios, deslizamentos de encostas, enxurradas e inundações. Eles são alunos do 5º e 6º anos da Escola São Judas Tadeu.
Dentre as atividades virtuais, destaque para eventos transmitidos ao vivo por plataformas digitais. O primeiro deles foi a palestra "O impacto da pandemia na aprendizagem: desafios e possibilidades", que abordou as principais mudanças no ensino escolar. Dois debates também foram bem oportunos: a apresentação de projetos bem-sucedidos, apoiados por BAESA e ENERCAN, e liderados por instituições da região, e a análise da prática de Governança Ambiental, Social e Corporativa por três empresas: a Copercampos, a Vinícola Campestre e a CSC Energia.
A cerimônia de premiação do Programa de Conservação da APP (Área de Preservação Permanente) também foi realizada de forma virtual. Na oportunidade, produtores rurais que adotam ações ambientais relevantes em suas propriedades receberam prêmios em dinheiro por sua conduta, tanto aqueles residentes na área de abrangência da Usina Hidrelétrica Barra Grande quanto os que moram nos municípios do entorno da Usina Hidrelétrica Campos Novos.
O encerramento da Semana de Sustentabilidade contou com a palestra da Secretária Geral da Associação Movimento Nacional dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de Santa Catarina, Anemarie Dalchau, que explicou como os agricultores podem adotar ações sustentáveis em todo o processo de preparação, cultivo, colheita e comercialização da produção agrícola.
Deixe seu comentário