logo RCN

Ações enfatizam o Dia do Meio Ambiente em Abdon Batista

A ação desenvolvida no município foi realizada pelo Instituto Humaniza

 A noite de segunda-feira (1) foi de comemorações no município de Abdon Batista, com o lançamento da Jornada Ecológica por Abdon Batista, a qual faz parte das atividades ao Dia do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho.

A ação desenvolvida no município foi realizada pelo Instituto Humaniza, em parceria com a Administração Municipal contando com o patrocínio da Enercan. O ponto alto do evento de lançamento da jornada foi a palestra proferida pelo sociólogo Valdir Bündchen, pai da modelo Gisele Bündchen, o qual falou sobre o projeto ‘Água Limpa’, desenvolvido por ele para proteger as nascentes dos rios. 
O projeto que iniciou em 2005 na cidade de Horizontina no Rio Grande do Sul conseguiu no passar dos anos, através de atitudes de preservação ambiental, despoluir o rio Pratos e recuperar a mata ciliar no entorno desse local, proporcionando água com qualidade para a população daquela cidade, a qual sofria com o problema e tornou-se exemplo de projeto que deu certo. Atualmente Valdir percorre o país mostrando o exemplo de projeto que foi pensado positivamente e com a colaboração de muitos parceiros mostrou resultado mais que positivo.
Valdir Bündchen destacou que foi uma alegria estar em Abdon, numa cidade que o surpreendeu. “Me chamou muito a atenção, uma ideia forte em município pequeno em comprometer a receita num assunto tão importante, como o esgoto, e ter a coragem de fazer isso chama muito a minha atenção. Ter noventa por cento da cidade atendida na questão esgoto, enquanto a minha cidade que é rica não tem um metro de esgoto. Isso é um sinal maravilhoso de importância ambiental e de gestão qualificada, o município está de parabéns”, enfatizou.
O evento realizado no Centro Multiuso Santin Palavro Júnior, contou também com o lançamento dos projetos de sustentabilidade de Abdon Batista e das atividades do projeto ‘A Cultura da Sustentabilidade’, que é desenvolvido pelo Instituto Humaniza e recebe patrocínio da Enercan, através da Lei Rouanet e estará desenvolvendo atividades, como seminários com os professores e apresentação de teatro pelo grupo Aldeia Teatral aos educadores e alunos. 
O prefeito anfitrião do evento, Lucimar Salmória destacou que a jornada visa assegurar e efetivar a intenção de fazer com que o município caminhe com sustentabilidade, despertando nas pessoas a preocupação com o meio ambiente. “É um momento de reflexão visando levar condições de preservar e zelar para garantir para as gerações futuras um convívio harmônico melhorando a qualidade de vida”, enfatizou o prefeito destacando que com muita alegria receberam em parceria com a Enercan a palestra com Valdir Bündchen. “Só temos que agradecer a Enercan por possibilitar o município a ter acesso a essa importante palestra, a qual demonstrou de maneira muito pontual a importância que é a preservação de um manancial de água. Despertou muitas reflexões para que pudéssemos fazer algum paralelo e pudéssemos realizar correções de algumas posturas com relação ao meio ambiente. Só temos a agradecer”, finalizou Lucimar.
Retroescavadeira fará serviços a baixo custo em propriedades rurais Anterior

Retroescavadeira fará serviços a baixo custo em propriedades rurais

Prefeitura de Anita Garibaldi patrocina curso de costura Próximo

Prefeitura de Anita Garibaldi patrocina curso de costura

Deixe seu comentário