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Advogado alerta para outros tipos de golpes

É cada vez mais comum ouvir falar que pessoas foram lesadas por algum tipo de golpe. Esse assunto já foi tema de reportagem aqui nas páginas do Correio dos Lagos e devido ao grande número de casos no município, o advogado Fernando Schreiber Antunes, esclarece algumas dúvidas e relata alguns casos atendidos por ele nos últimos meses.
Fernando é advogado desde 2015, atuante em todas as áreas do Direito, porém, com foco no Direito Criminal e Direito Administrativo. Possui escritório profissional em Anita Garibaldi/SC, e também atua como Assessor Jurídico do mesmo município.

Correio dos Lagos - Fale um pouco sobre o principal golpe que está trazendo incômodos aos anitenses.
Fernando Schreiber Antunes
- Em meados do mês de julho do ano de 2021, me chamou a atenção a recorrência de clientes que buscavam consultoria a respeito de contatos virtuais que pediam dinheiro mediante chantajem, ameaças ou até mesmo se passando por pessoas do quadro familiar.
Ao decorrer dos últimos meses do ano de 2021, tais queixas aumentaram expressivamente, chegando a atender aproximadamente 9 clientes no mês de novembro relatando tais fatos.
Percebi em nossa região, que os principais golpes se resumem em três, sendo:
1-    A Vítima é induzida a erro pensando estar enviando valores para alguém da família ou amigos;
2-    A pessoa acredita estar pagando com desconto, valores referentes a dívidas antigas;
3-        A vítima, após conversar e trocar fotos com contatos "fake's", sofre extorsão sob a ameaça que terá suas imagens e conversa exposta na rede.

Correio dos Lagos - Como funcionam esses golpes?
Fernando
- 1º- O golpista se passa por amigos ou pessoa da família, relatando ter trocado o número do seu celular, ou até mesmo clonando o número pessoal, e sob o argumento que estaria com seu limite de transferência estourando ou até mesmo devendo certa quantia em dinheiro à outra pessoa, passa a pedir para que a vítima faça depósitos, transferências ou transferência via "pix" para contas virtuais, de bancos incomuns, de titularidade duvidosa chamados de "laranjas";
2º- A vítima, ao buscar resolução de dívidas antigas acaba por conseguir o contato da suposta instituição credora em sites criados pelos golpistas. A partir daí, direcionado a conversar por intermédio do whatsapp, a vítima recebe um boleto com valor muito abaixo do valor da dívida para quitação integral e em uma única parcela. Ocorre que, diferente do que acredita a vítima, o valor está sendo transferido para uma conta não pertencente a instituição credora, perdendo o valor depositado e ainda com a dívida em aberto;
3º- A terceira modalidade é a que chama mais a atenção, haja vista o aumento da quantidade de casos em nossa região e valores transferidos pelas vítimas. Basicamente, contatos "fake's" (geralmente com fotos do gênero feminino em seu perfil), entram em contato com a vítima (masculino) por intermédio das redes sociais (facebook e instagram), que pedem para que sejam adicionados no whatsapp para facilitar o contato. Após conseguir a confiança da vítima, até mesmo com envio de fotos sensuais, passa a pedir para que a vítima também envie imagens suas sem as roupas. A partir desse momento foram percebidas duas situações. A primeira foi que se a vítima era casada e possuía família, passava a ser ameaçada no sentido de que se não realizasse a transferência de valores, seria encaminhada a conversa para a familiares, e as imagens para as redes sociais onde as pessoas conhecidas teriam conhecimento do ocorrido.
Com relação às vítimas solteiras, eram ameaçadas no sentido de que se não realizados os depósitos, a família da suposta menor, buscaria a polícia civil afim de registrar uma ocorrência na qual a vítima do golpe responderia processo criminal de estupro, seria preso, dentre outras consequências do ato.

Correio dos Lagos - Quantas pessoas aproximadamente já foram lesionadas?
Fernando
- Queixas nesse sentido sempre ocorreram no escritório na proporção de uma vítima a cada dois meses aproximadamente. Nos últimos cinco meses, cheguei a atender mais de sete pessoas em uma única semana, isso somente no escritório. Somando os atendimentos nesse período, ultrapassa o número de 26 vítimas, podendo chegar a 5 vezes mais esse número se levarmos em conta às vítimas que buscaram outros profissionais ou até mesmo se mantiveram inertes.

Correio dos Lagos - Você acredita que as redes sociais são os principais meios para esse tipo de golpe?
Fernando
- É possível afirmar que o mundo digital tem sim, influência direta na facilitação das referidas ações criminosas. Vemos em massa, pessoas perdendo o domínio de suas contas das redes sociais, que posteriormente são usadas para anunciar e vender produtos inexistentes, o que demanda muito cuidado por parte das pessoas que costumam adquirir produtos nessa modalidade, dentre outros negócios realizados pela rede.

Correio dos Lagos - O que é possível fazer após a pessoa sofrer situações assim ou semelhantes?
Fernando
- Cada caso, é um caso. O melhor a se fazer é buscar consultoria com um advogado para que o profissional analise os fatos e a partir daí, verifique todas as possibilidades com o intuito de resguardar os interesses do seu cliente.

Correio dos Lagos - Do que desconfiar ou o que observar, antes de entrar em uma situação de golpe?
Fernando - Como diz aquele velho ditado: "milagre não existe"! Primeiramente as pessoas devem desconfiar de promessas absurdas, descontos desproporcionais, dados desencontrados ou nome divergente da pessoa que irá receber valores, boletos com a numeração inicial não compatível com a numeração da instituição financeira que emitiu o documento, não realizar transações financeiras requisitadas por intermédio de aplicativos de comunicação, não forneça dados pessoais a estranhos ou por intermédio de aplicativos, E DESCONFIE SEMPRE!

Correio dos Lagos - Que conselhos você pode repassar ao público leitor?
Fernando
- Importante salientar que a tecnologia veio para inovar, auxiliar e agilizar ainda mais nossas tarefas do cotidiano, seja no trabalho, lazer e até mesmo nas relações interpessoais. Ocorre que com tantas facilitações, pessoas mal-intencionadas se valem desse meio com o intuito de ludibriar aqueles que, seja por inocência, ou por falta de conhecimento acabam por acreditar em falsas promessas. Além dos cuidados acima expostos, conselho é: ser cauteloso com as redes sociais, não abrir arquivos de fontes desconhecidas, não realize transações financeiras acordadas por intermédio de aplicativos, transfira valores apenas após receber o produto, não seja influenciado pelas ameaças proferidas pelos autores do golpe, e caso isso aconteça, procure um profissional que irá auxiliá-lo.     
 


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