Administração municipal cancela a 1ª Expo Anita e 8ª Festa do Migrante
Agosto Laranja, mês de prevenção de Deficiências
O mês de agosto foi instituído no Município de Anita Garibaldi o mês "Agosto Laranja", através da Lei Municipal n° 2207/2018. A cor laranja simboliza energia, entusiasmo, alegria, vitalidade, prosperidade e sucesso.
Fazendo parte das ações e atividades do mês "Agosto Laranja", também celebra-se a semana nacional da pessoa com deficiência intelectual e múltipla, sendo esta, uma campanha anual, desenvolvida de 21 a 28 de agosto pela Federação Nacional das APAEs, desde 1963. O Mês de agosto é uma oportunidade para a reflexão sobre a importância da inclusão social. Fazem parte deste grupo, pessoas com autismo, deficiência intelectual, mental, auditiva e visual, síndrome de Down e outras síndromes menos conhecidas, mas que também interferem no relacionamento da sociedade.
O objetivo das ações realizadas, é divulgar conhecimento sobre as condições sociais das pessoas em situação de deficiência intelectual e múltipla, como meio de transformação da realidade, superando as barreiras que as impedem de participar coletivamente em igualdade de condições com as demais pessoas. Diante disso, o tema norteador da campanha é: "É tempo de transformar conhecimento em ação".
Programa Prevenir
Por mais que se busque os direito e o reconhecimento das pessoas com deficiência nas suas potencialidades, uma das grandes missões da APAE também é a prevenção de deficiências. Acredita-se que o acesso ao conhecimento possa gerar mudanças de atitudes, visto que 70% das deficiências podem ser evitadas. Com isso a APAE desenvolve o Programa Prevenir, que visa oferecer esclarecimentos sobre medidas de prevenção de deficiências e identificação de sinais de atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, bem como a divulgação dos atendimentos de reabilitação e estimulação precoce oferecidos pela APAE/AG.
Conhecimentos para prevenir
Antes de engravidar:
O casal deve procurar um médico para verificar as condições de saúde, vacinas, fazer exames específicos e iniciar o uso do ácido fólico.
Durante a gravidez:
Deve-se fazer o pré-natal, alimentar-se adequadamente, evitar bebidas alcoólicas, cigarro e automedicação.
No momento do parto
Tenha o filho no hospital com a presença de um obstetra e pediatra. Amamente o bebê o quanto antes, se possível na sala de parto. Exija no hospital, anotações sobre o teste do APGAR, que é feiro nos primeiros minutos de vida, dando as condições de vitalidade do recém-nascido.
Depois do nascimento
(Faça os testes neonatais: teste do pezinho, da orelhinha, do olhinho, da linguinha e do coraçãozinho). Faça o acompanhamento médico-pediátrico periodicamente. Siga o calendário de vacinação. Evite acidentes domésticos.
Ame seu filho! A falta de afeto e aceitação prejudica o desenvolvimento da criança. Se por algum motivo o seu filho nascer com algum atraso no desenvolvimento neuropsicomotor ou deficiência, inicie o tratamento o quando antes. A APAE possui uma equipe multidisciplinar que avalia e acompanha o desenvolvimento das crianças consideradas de risco, afim de promover ações, orientações e acolhimento às famílias.
Deixe seu comentário