Os produtores rurais contam com apoio de empresas investidoras na região.
Agricultores familiares dos municípios de Anita Garibaldi, Abdon Batista, Cerro Negro e Capão Alto. Desenvolvem em parceria com Instituto Alcoa, Baesa e Enercan um projeto que objetiva promover adequações tecnológicas e estruturais na cadeia produtiva de sementes crioulas da Região dos Lagos.
Responsável pelo projeto, a Cooperativa Agropecuária dos Agricultores Familiares de Anita Garibaldi e Região dos Lagos – COOPERANITA – apresentou uma proposta às empresas parceiras em agosto de 2011, e em 2012 obteve a resposta positiva de apoio à iniciativa. A cooperativa já desenvolveu uma marca para os produtos e trabalha agora num plano de propaganda e publicidade.
O agricultor Loredy Gonçalves, presidente da Cooperativa, diz-se satisfeito com a execução e os resultados do trabalho. “Com os recursos disponibilizados pelo Instituto Alcoa, Baesa e Enercan está sendo implantado um sistema coletivo de compra de insumos e de comercialização dos produtos, ampliando-se a estrutura física do processamento da produção com a construção de um barracão no município de Cerro Negro. Vamos ainda adquirir máquinas e equipamentos que possibilitem a ampliação da capacidade de agregar valor aos produtos, através do processamento de grãos e sementes”, enfatizou o agricultor.
Segundo Claudio Pereira dos Santos, tesoureiro da instituição, foi adquirido um veículo para agilizar o atendimento e ações desenvolvidas, bem como foi montado um escritório e realizada a contratação de um técnico agrícola para atender a demanda dos cooperados além de monitorar a execução do projeto das sementes crioulas.
Além das ações desenvolvidas pela cooperativa, fazem parte do projeto a formação e capacitação dos diretores e cooperados assim, diversas atividades já foram realizadas nas áreas de agroindustrialização, financiamento e proteção da produção, metodologias métodos e técnicas participativas, agroecologia, comercialização e políticas públicas de pegurança alimentar.
Através desta parceria entre Cooperativa e empresas está sendo possível desenvolver a agricultura e ampliar a renda das famílias agricultoras através do Programa de Aquisição de Alimentos, o qual já conta com 51 produtores cadastrados. Os produtos comercializados são destinados à doação para instituições que trabalham com pessoas de risco de insegurança alimentar, esses alimentos são adquiridos pelo Governo Federal através da Conab e doados no próprio município de origem.
No dia 12 de agosto a Cooperativa reunirá os agricultores interessados em produzir sementes na próxima safra para planejar e organizar as áreas de produção.
A meta é reunir quarenta produtores dos municípios da abrangência da Cooperanita. Esta atividade terá o apoio da Estação Experimental da Epagri Regional Lages, através do pesquisador João Claudio Zanatta e também do Centro de Ciências Agroveterinárias CAV UDESC Lages através do Professor Julio Cezar Pires dos Santos.
Deixe seu comentário