Administração municipal cancela a 1ª Expo Anita e 8ª Festa do Migrante
Agricultura e Pesca beneficiou todos municípios de SC com equipamentos
Os 295 municípios catarinenses terminaram 2013 com, pelo menos, um implemento ou maquinário agrícola cedido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura e da Pesca. A entrega destes equipamentos faz parte do conjunto de ações para auxiliar os municípios na melhoria da sua agricultura familiar e o agronegócio. A iniciativa entregou 943 implementos ou maquinários para prefeituras e associações de agricultores, além de estarem previstos a entrega de 3.282 estacas e 3296 boias marinhas até o fim de fevereiro, num investimento de R$ 31.128.766,86 em recursos próprios, do Fundo de Desenvolvimento Rural (FDR) ou em parcerias com o Governo Federal.
O secretário da Agricultura e da Pesca, João Rodrigues destacou o ano positivo para a agricultura catarinense e ressaltou a importância dos equipamentos para os municípios. “É fundamental dar esse suporte para os municípios criarem a infraestrutura necessária para melhorar o segmento da agricultura familiar, mas sempre com foco na sustentabilidade”, afirma. O secretário explica que apesar de Santa Catarina ter 1,13% do território nacional, é o quinto produtor de alimentos e que os equipamentos foram cedidos às prefeituras e entidades ligadas à agricultura e pesca nos municípios, via termo de cessão de uso, para fomentar a agricultura. Entre os implementos agrícolas estão ensiladeiras, carretas agrícolas, distribuidores de calcário e de adubo, balanças bovinas, grades niveladoras e aradoras, entre outros. Entre os maquinários estão retroescavadeiras, pá carregadeira de esteira e tratores.
Rodrigues destacou que Santa Catarina é referência internacional em alimentos industrializados à base de frango e suínos. No mercado doméstico, lidera a produção de cebola, maçã, suínos, pescados, ostras e mexilhões e é o segundo produtor de frango, arroz, fumo, além de ser o quarto produtor de banana e trigo. Um diferencial é a estrutura fundiária baseada na agricultura familiar. Nove entre 10 propriedades rurais têm menos de 50 hectares e elas respondem por 70% da produção agropecuária, com 572 mil pessoas empregadas. O agronegócio representa 62% das exportações catarinenses.
Deixe seu comentário