logo RCN

Água: preserve e viva

 A Organização das Nações Unidas (ONU) celebra no dia 22 de março o Dia Mundial da Água (o dia da Água é todos os dias). Os estudiosos apontam que aproximadamente 70% do nosso planeta é composto por água, sendo apenas 0,008% dela potável, própria para o consumo humano. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), quase um terço da população mundial sofrerá com a falta de água potável até 2025.

De toda água doce superficial do mundo, o Brasil detém 11,6%. Mas será que utilizamos nossas águas de forma racional? Protegemos nossos mananciais? Damos o devido valor a este recurso natural findável?
Esta é a reflexão que devemos promover no Dia Mundial da Água. Temos o costume de cobrar ações do poder público, isentando-nos de realizar, no cotidiano, ações básicas para a proteção desse recurso natural.
São ações simples, conhecidas por todos, e que garantem grandes resultados, a exemplo do fechamento adequado das torneiras, dos banhos mais rápidos, do uso de equipamentos de menor consumo de água, enfim, medidas que contribuem para o uso racional da água e sua preservação.
É evidente que as atitudes individuais devem ser acompanhadas de políticas no setor, como a proteção das nascentes, a implementação da outorga onerosa do uso da água e a proteção das matas ciliares.
Estas são atribuições do poder público. Como exemplo, a Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (Aris) lança, neste Dia Mundial da Água, o Programa “Água: preserve, use e viva”, que objetiva desenvolver ações voltadas para a preservação e uso racional.
Se cada cidadão, empresa e órgão público contribuir para o uso racional e a preservação das águas certamente deixaremos aos nossos descendentes a mesma riqueza natural com que fomos privilegiados. 
É preciso agir! Água: preserve, use e viva!
 
Referência:
PROBST, Marcos Fey. Água: preserve e viva. Diário Catarinense. Florianópolis, 22 de março de 2012.
Nova presidência no Rotary Club de Anita Anterior

Nova presidência no Rotary Club de Anita

Produtos orgânicos fazem parte da horta de seu Valdevino Próximo

Produtos orgânicos fazem parte da horta de seu Valdevino

Deixe seu comentário